Sabe como nasceu o Happy Meal do McDonald’s?

O McDonald’s é sem dúvida das maiores cadeias de fast-food. Em 2023, existiam mais de 41 000 estabelecimentos McDonald’s em todo o mundo. E muito do sucesso deve-se à comida vendida às crianças através dos Happy Meals. É por isso que se torna tão interessante perceber-se a história de como surgiu esta refeição para crianças na icónica caixa de cartão vermelha com os arcos dourados. No entanto, a verdade é que as origens são algo confusas, tanto que no próprio site não há grandes referências históricas a este importante produto, lançado em 1979. Mas afinal como nasceu o Happy Meal do McDonald’s?

O que sabemos é que existem três reivindicações para a invenção do Happy Meal. A versão mais antiga de uma refeição infantil da McDonald’s veio da Guatemala. Em 1977, Yolanda Fernández de Cofiño, a presidente da McDonald’s Guatemala até à sua morte em 2021, teve a ideia de uma refeição para crianças para o primeiro McDonald’s do país. Chamou-lhe Ronald’s Menu e incluía um hambúrguer, batatas fritas pequenas, um refrigerante e um sundae. Também ofereceu um brinquedo com a refeição. Mais tarde, nesse mesmo ano, Cofiño apresentou a sua ideia num evento da McDonald’s em Chicago. Mas é aqui que a história do Happy Meal se complica.

sabe como nasceu o happy meal do mcdonald's?

Os brinquedos foram vitais para o sucesso do Happy Meal

Em 1973, outra cadeia de fast food, a Burger Chef, começou a oferecer uma refeição para crianças com um brinquedo no interior. Dick Brams, um diretor de publicidade da McDonald’s de St. Louis, apresentou uma ideia semelhante a Bob Bernstein, um publicitário de uma empresa de publicidade de Kansas City, Missouri, em 1977 – o mesmo ano em que Cofiño apresentou a sua versão. Mas Bernstein alega que teve a ideia por si próprio em 1975. Isto depois de ter visto o seu filho pequeno a olhar para a parte de trás de uma caixa de cereais numa manhã.

Após a sua morte em 1988, a McDonald’s apelidou Brams de “o pai do Happy Meal”, um título com o qual Bernstein não concordou. “Dick fez muito, mas depois do Happy Meal já ter sido criado”, disse Bernstein ao Chicago Tribune em 2019. Quem quer que seja o verdadeiro inventor do Happy Meal – e talvez as três pessoas mereçam o crédito – foi o brinquedo dentro que fez a refeição. Isto graças a colaborações com empresas como a Mattel e vários franchises de filmes. A gigante da fast food vende cerca de 3,2 milhões de Happy Meals por dia. Esta refeição para crianças também levou a McDonald’s a tornar-se o maior distribuidor de brinquedos do mundo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também