(Primeiras Impressões) Samsung Galaxy Z Fold 3: A Samsung é inegavelmente a rainha dos dobráveis! Afinal, é a fabricante que mais apostou no formato, e mais aparelhos lançou capazes deste feito (dobrar). No entanto, apesar de toda a aposta da gigante Sul Coreana, é fácil dizer que os smartphones dobráveis ainda não conquistaram os consumidores. Pelo menos por enquanto.
Na verdade, muito por culpa da própria… É que a Samsung cometeu um erro crasso com o primeiro Galaxy Fold. Um erro que manchou a imagem de toda a uma gama de aparelhos, nomeadamente no campo da durabilidade no mundo real. Afinal de contas, estamos a falar de aparelhos caros, com um formato completamente fora do normal, que por estas e outras razões, ainda não caíram no goto dos utilizadores.
Pois bem, dito tudo isto, na minha opinião, enquanto o novo Galaxy Z Flip 3 vai ser um sucesso brutal no mundo dos smartphones, ao apresentar uma fórmula muito interessante, e diferente da versão anterior. O Z Fold 3 vai continuar a ser um aparelho mais exclusivo, apresentando apenas uma evolução iterativa relativamente ao Z Fold 2.
Mas na verdade, é isto que a Samsung quer! Um Flip para as massas, e um Fold para os entusiastas focados na produtividade.
(Primeiras Impressões) Samsung Galaxy Z Fold 3: Uma evolução Super-Premium
Nota do Redator: As primeiras impressões neste artigo irão ser muito focadas no feeling do telemóvel na mão do reviewer. Ou seja, o seu ‘feeling’ durante o evento.
Introdução
Portanto, com o novo Z Fold 3, temos realmente algumas melhorias interessantes relativamente à versão do ano passado. Então, porquê dizer que a evolução é aqui menos notória face ao Z Flip 3? É muito simples, o Z Fold 2 já era um aparelho muito interessante, e muito mais robusto que os seus antecessores. Por isso, para o Z Fold 3, a Samsung apenas teve de melhorar alguns pontos no aparelho do ano passado. Curiosamente, alguns deles até deveriam ter feito parte do lançamento de 2020.
Como é o exemplo da introdução da muito desejada S-Pen. Uma funcionalidade que deveria ter feito parte do Z Fold 2, mas que devido à fragilidade do ecrã dobrável, foi adiada para 2021.
Aliás, o suporte à S-Pen é obviamente uma prova das melhorias feitas no campo da durabilidade neste novo smartphone, visto que tanto o Z Fold 3 como o Z Flip 3 contam agora com a nova geração do UTG (Ultra Thin Glass), que possibilitam agora o suporte à velha caneta. Contudo, apenas o Fold irá ter suporte à S-Pen. (É uma S-Pen ‘especial’, com ponta retrátil).
Além disto, também temos várias melhorias na performance, eficiência e até funcionalidades, tudo com um grande foco na produtividade. Não fosse o Z Fold um smartphone que se transforma em tablet. Um sonho para qualquer businessman de sucesso.
Ah e claro… Talvez mais interessante que tudo isto, podemos dizer adeus ao furo no ecrã!
Antes de mais nada, o Galaxy Z Fold 3 é o primeiro smartphone da Samsung a esconder o sensor frontal debaixo do ecrã OLED.
No entanto, como pode ver na foto, é inegável que a tecnologia, apesar de interessante, ainda tem muito que evoluir. Afinal, é notória a baixa resolução naquela zona, de forma a permitir a entrada de luz no sensor.
Ainda assim, o efeito que vê na foto não é sempre percetível. Ou seja, vai ter momentos em que se vai esquecer da existência daquela zona mais ‘pixelizada’.
É inegavelmente uma novidade que iremos ver em mais aparelhos a partir daqui.
O que muda em termos de design?
Um dos grandes focos da Samsung vou fazer com que os seus dobráveis ficassem mais finos, mais leves, e por isso, mais usáveis no dia-a-dia. Foi exatamente isso que aconteceu com o Z Fold 3, que além de tudo isto, tem também margens significativamente mais finas em ambos os ecrãs.
Conclusão
O Z Fold 3 é um smartphone/tablet simplesmente espetacular, que infelizmente, com um preço ainda muito alto para a realidade do mercado nacional, continua bem assente na gama super-premium.
Especificações Técnicas:
- Ecrã Principal: 7.6” Infinity Flex AMOLED @120Hz
- Ecrã Secundário: 6.3” Super AMOLED, 120Hz (25:9 – 816 x 2260)
- SoC: Snapdragon 888
- Memória: 12/16GB
- Armazenamento: 256GB/512GB
- Bateria: 4400mAh (c/ carregamento rápido 25W e carregamento sem fios de 11W)
Preço e Disponibilidade
O Galaxy Z Fold3 vai chegar ao mercado a 1859,90€, enquanto o Galaxy Z Flip3 chega por 1099,90€.
Ambos os dobráveis estarão disponíveis para pré-compra a partir do dia 11 de agosto (hoje) e serão lançados oficialmente no dia 27 de agosto. Entretanto, se os utilizadores fizerem a pré-compra do Z Fold3 ou Z Flip3, receberão um ano de proteção da Samsung Care+, o nosso serviço de apoio premium. Os telefones dos utilizadores estão coberto de danos acidentais, incluindo substituição do ecrã, danos por água e substituição da tampa traseira.
Entretanto, pode saber mais aqui.
(Em atualização)
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!