A evolução no mundo automóvel não se faz apenas no desenvolvimento e lançamento de automóveis 100% elétricos rápidos e eficientes. Até porque o mundo automóvel não se faz apenas de condutores casuais, que precisam do seu veÃculo para ir para o trabalho, ou para ir buscar os filhos à escola. O mercado também precisa de veÃculos mais especializados, que sejam mais ferramenta que apenas um “simples” carro.
O novo Amarok da Volkswagen é exatamente isto, um automóvel feito para o trabalho, mas com muita ajuda tecnológica para o ajudar como nunca nenhum outro carro foi capaz de ajudar. Nós já tivemos a chance de conduzir uma Amarok, e ficámos impressionados com as capacidades e inteligência da carrinha.
Consegue imaginar ficar preso num buraco gigante? Bem, eu estive, mas a Amarok tirou-me de lá, quase sozinha!
(Hands-On) VW Amarok: Pick-up renovada e pronta para tudo
Portanto, num mercado completamente dominado pela Toyota Hilux, eis que a Volkswagen volta a apostar na sua gama Amarok, agora com um novo visual, e mais poderio para arcar com as tarefas do dia-a-dia, sejam elas quais foram.
Mais concretamente, temos uma distância entre eixos ligeiramente maior, capaz de proporcionar um ângulo de ataque/saÃda mais elevado e, por conseguinte, uma melhor aptidão todo-o-terreno. Além disso, a nova Amarok é também mais larga do que a sua antecessora, ao também exibir proporções mais másculas.
Mas não é só de design que a coisa se faz! A Amarok também traz faróis Matrix LED com tecnologia de iluminação “IQ.Light”, bem como novos pacotes de design exterior com Styling Bars e estribos redesenhados. Além disso, apresenta ainda uma imponente grelha do radiador, que – dependendo da versão – pode configurar uma estrutura horizontal ou um design diferenciado em X3 nas versões topo de gama.
Outro elemento de destaque é a espaço entre as cavas das rodas que oferece espaço suficiente para acomodar de lado uma europalete presa por robustos olhais de fixação. A outra novidade é também a carga estática no tejadilho de 350 kg. Nunca antes tinha sido possÃvel montar uma tenda num piso tão agradável.
O teste!
A VW Comerciais convidou a Leak a participar num percurso no meio de Torres Vedras, onde tivemos a possibilidade de testar vários dos pontos fortes, e também pontos fracos, da Amarok.
Na realidade, tivemos o percurso, e ainda uma espécie de arena, para ficarmos a perceber aquilo que a carrinha é capaz de fazer, quando levada ao limite.
Pois bem, a Amarok traz mais sistemas de ajuda à condução, seja ela tradicional ou todo o terreno. Aliás, podemos dizer que existe uma resposta para praticamente todas as situações e preferências de tração! Desde a tração traseira à tração integral inserÃvel ou à integral permanente. Nas motorizações, temos três motores Diesel de quatro a seis cilindros, de dois e três litros de cilindrada.
Além disso, temos mais de 30 sistemas de assistência, em que mais de 20 são completamente novos neste modelo. Com todos estes sistemas de ajuda e de tração, a Amarok é capaz de ultrapassar inclinações até 29º, entre muitas outras situações que tivemos a oportunidade de testar durante o dia de onte,-
A opinião
É incrÃvel perceber até que ponto os veÃculos modernos chegaram. Afinal, os testes da VW podiam ter sido feitos por qualquer tipo de condutor, desde o mais entusiasta, até à avozinha que só sai de carro para ir à s compras para a casa.
Na realidade, a Amarok faz quase tudo sozinha, basta escolher o modo correto, e ela passa por onde for preciso, como for preciso, ao mesmo tempo que lhe mostra todas as informações no tablier.
No entanto, como nem tudo pode ser bom, tenho uma questão… Qual é a necessidade de equipar um sistema de infotainment quase exclusivamente controlado pelo toque? Isto numa carrinha que vai ser 90% das vezes utilizada para o trabalho no campo? Uma carrinha que vai andar no pó, nas pedras, na lama, com um sistema controlado por toque? Espero que o paninho venha incluÃdo! Porque se o não ter botões de controlo multimédia, ou de AC, nos carros tradicionais é irritante, aqui deve ser motivo para partir alguma coisa.
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