(Hands-On) Renault Austral: Uma tentativa de ir mais longe!

A Renault é uma marca histórica, e curiosa, que sempre teve bons resultados no mercado Português. Por isso, quando fomos convidados a conhecer, em primeira mão, a nova grande aposta da marca, tivemos de aceitar o convite.

Abram alas ao Renault Austral! Um carro que não só vai de encontrar aquilo que os consumidores querem, como também significa um passo da marca rumo a uma gama mais Premium, mais vistosa, mas ainda assim, muito dentro da filosofia da gigante Francesa.

(Hands-On) Renault Austral: Uma tentativa de ir mais longe!

Portanto, enquanto a Dacia, que também pertence ao grupo Renault, domina no mercado onde o dinheiro não abunda, ao focar-se naquilo que é realmente essencial. A Renault propriamente dita, continua a evoluir, e a tentar separar-se das suas tradicionais rivais, como é o caso da Peugeot ou Citroën.

Como? Ao lançar automóveis cada vez mais vistosos, tecnologicamente evoluídos, mas ainda assim, mais apelativos à carteira do consumidor que normalmente olha para as marcas Alemãs, conhecidas como marcas Premium.

Assim, enquanto o Megane E-Tech 100% Elétrico foi o primeiro passo da Renault para alcançar este objetivo, o novo Austral é o confirmar dessa mesma estratégia. Vamos conhecê-lo?

À primeira vista, o Austral é um SUV do segmento C, que à primeira vista estranha, mas rapidamente começa a entranhar. É subtil, ao não tentar reinventar a roda no campo do design, mas ao mesmo tempo conta com vários toques bem ao estilo da Renault, capazes de chamar a atenção.

De forma muito resumida, é um automóvel que não vai chamar a atenção, mas quando o faz, prende-a.

Porém, o grande foco da Renault, no Austral, nunca esteve no design exterior, mas sim na qualidade de construção, no conforto, no design e qualidades dos interiores, e claro, no “prazer da condução”.

Não querendo menosprezar a marca, o Austral, especialmente no interior, não parece ser um carro da velha Renault. Sendo esse o objetivo da marca! O Austral é um nível acima, com mais equipamento, com mais ajudas à condução, um design simples mas apelativo, capaz de morder os calcanhares às alternativas consideradas mais Premium, da BMW, Audi, Mercedes, etc…

Prazer da condução?

Apesar do tamanho deste automóvel, o Austral é um SUV ágil, e rápido, especialmente na sua versão Full Hybrid, que faz uso de um sistema híbrido muito interessante, que deixas as soluções plug-in para traz, visto que é capaz de se carregar sozinho. Em suma, temos 200cv com apoio elétrico, capaz de meter um sorriso no rosto de qualquer condutor.

Temos ainda uma versão Mild Hybrid com 140cv ou 160cv, que não traz tanta emoção para cima da mesa, mas que ainda assim, é capaz de oferecer uma experiência de condução muito satisfatória, com toda a qualidade do design (interior e exterior), e claro, qualidade de construção.

Preço e Disponibilidade

O Renault Austral começa, na sua versão mais básica, nos 35 mil euros. Sendo capaz de chegar até aos 41,7 mil euros na versão base Full Hybrid.

Problemas de stock? Segundo a Renault, é possível meter um Austral na mão do cliente, a partir de agora, em 2~3 meses. Sendo ainda preciso salientar que a partir de agora, a fabricante Francesa oferece 7 anos de garantia (ou 150 mil quilómetros).

Conclusão

Ainda preciso de conduzir mais o novo Austral para tirar conclusões mais assertivas. Ainda assim, depois deste primeiro contacto, parece ser uma aposta vencedora da fabricante, que a eleva a um novo patamar de qualidade.

Agora resta saber se o público vai abrir os braços à aposta, ou em tempos de incerteza financeira, esta aposta pode acabar por ser demasiado ambiciosa, visto que em versões mais equipadas, este Austral chega, e até chega a ultrapassar, os 50 mil euros.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também