(Hands-On) Alpine A290: Onde a lógica perde para a emoção!

Há algumas semanas atrás, quando tivemos a oportunidade de testar o Renault 5, aquele que é um dos automóveis mais icónicos de 2024, e que de facto até já ganhou o prémio de carro do ano (Europeu). Decidi fazer um artigo de primeiras impressões, algo que não costumo fazer no lado do “auto”. Porquê? Simples! Porque o automóvel se sentia como algo de especial.

Uma sensação que volto a ter com o Alpine A290, um outro compacto 100% elétrico, que como já deve ter percebido, é obviamente muito baseado no Renault 5. Aliás, caso não tenha percebido, o Alpine A290 também ganhou o prémio de carro do ano. Porque ambos os automóveis são julgados como se fossem apenas um.

Mas… Existem diferenças! A magia do Renault 5 é multiplicada neste compacto elétrico desportivo. É aqui, neste tipo de automóvel, que a lógica perde para a emoção.

(Primeiras Impressões) Alpine A290: Magia do Renault 5 multiplicada! Emoção 100% elétrica.

(primeiras impressões) alpine a290: onde a lógica perde para a emoção!

Portanto, na altura em que testei o Renault 5, tenho de ser 100% honesto. Adorei a experiência, e até equacionei dizer adeus ao meu Plug-In Hybrid para adotar o meu primeiro 100% elétrico. Sim, o carro é mesmo assim tão bom.

O que acaba por ser uma experiência curiosa de se levar para o Alpine. Um carro que é tão parecido, mas ao mesmo tempo tão diferente.

(primeiras impressões) alpine a290: onde a lógica perde para a emoção!

Este compacto mais desportivo é obviamente menos prático, porque temos menos autonomia à nossa disposição, uma autonomia que tanto pode andar à volta dos 200 quilómetros se for agressivo com o pedal, como pode crescer até aos 300 quilómetros se for mais gentil. Mas, é de facto uma autonomia reduzida para um carro do dia-a-dia. Isto é algo que se deve ao uso de um motor mais poderoso, o que por sua vez nos oferece mais cavalos, mais binário, e por isso mesmo, um nível de aceleração muito acima daquilo que seria o normal.

Além da potência, temos também o seu aspeto mais agressivo, bem como o chassis mais preparado para curvas apertadas ou exigentes… Ter um Alpine A290 é quase como ter um Kart pronto para o seu dia-a-dia.

Obviamente que não temos as mesmas sensações que podemos encontrar num Fiat Abarth, Polo GTI ou Hyundai i20 N. Até porque este Alpine A290 está limitado a 170 quilómetros por hora. Além disso, também se perde aquele “ronronar” que apenas os motores a combustão são capazes de oferecer. Mas, ainda assim, é de uma agilidade e fonte de prazer de condução, que é impossível não ter um sorriso nos lábios quando saimos de dentro deste automóvel.

A magia do Renault 5 é palpável! 

(primeiras impressões) alpine a290: onde a lógica perde para a emoção!

Se houve coisa que achei extremamente interessante durante o teste ao Renault 5, foi o facto de as pessoas pararem para apontar, para tirar fotografias, etc… Algo muito curioso, porque estamos a falar de um automóvel que começa nos 27 mil euros em Portugal.

Algo de muito parecido acontece com este Alpine A290, porém, o sentimento não é bem o mesmo. As pessoas sabem que este automóvel é diferenciado. Sim, sabem que é um Renault 5, mas também sabem que é um Renault 5 para um outro tipo de público. Já não é para a plebe, é para quem realmente quer algo fora do normal, que quer saltar à vista. O Alpine A290 é especial.

Enquanto com o Renault 5 tive pessoas a bater-me à porta para entrar, para tirar fotos, e até para pedir para dar uma voltinha. Com o Alpine passam, apontam, tiram fotos, mas não chateiam ninguém. É premium, não se pode chatear o “dono”.

Conclusão

Não acredito que este Alpine A290 faça o mesmo sucesso do Renault 5. Até porque a versão que estou a conduzir começa nos 44.900€. Mas, acredito ter sido muito inteligente por parte da Renault ter lançado estes dois modelos quase ao mesmo tempo.

Aliás, a Renault tem feito um trabalho fenómenal em ir buscar alma ao seu passado.

É exatamente por isso que vamos ver uns quantos carros destes a circular por cá. Não vai ser um volume comparável ao que vamos ver de Renault 5. Mas vamos ver uns quantos, porque ainda temos muito boa gente com vontade de conduzir carros com alma, e da mesma forma que o Renault 5 é a porta de entrada para o mundo elétrico para os casuais, o Alpine A290 pode ser a entrada para os entusiastas que se querem continuar a divertir.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...