Eventualmente nunca pensaram muito nisto. Ainda assim, saibam que temos tendência para gastar mais dinheiro numa loja online sem nos apercebermos do que numa loja física. Isto acontece, especialmente, quando compramos diversas aplicações. Para colocar um ponto final nestes abanões na nossa carteira a Google tem um novidade que nos vai ajudar a ser mais poupadinhos na Play Store.
A novidade na Play Store vai ajudar-nos a gastar muito menos
Dito isto, é possível definir um orçamento mas apenas num smartphone ou tablet Android. Num computador não será possível. O modo de funcionamento é simples. Tudo o que tem de fazer é ir ao menu do Google Play e posteriormente escolher a opção Conta. Aí procure por Histórico de Encomendas. Vai ser exatamente aí que se pode definir o limite do orçamento. Na prática vamos escolher quanto queremos gastar por mês.
A partir desse momento, sempre que comprarmos uma aplicação na Google Play Store, vamos receber uma mensagem a indicar se estamos perto de atingir esse limite. Entretanto, podemos alterar ou remover os orçamentos e verificar quanto gastámos, exatamente na mesma secção onde estivemos em cima.
Atenção que a Google não vai impedir que façamos compras, caso ultrapassemos o orçamento.
Obviamente que isto não seria do melhor interesse do gigante dos motores de busca. No entanto, os alertas que estamos perto de atingir o orçamento ou até que já o ultrapassámos pode fazer toda a diferença. Pelo menos ajuda-nos a ter mais cuidado.
É que de facto, vermos quanto gastamos em aplicações e addons todos os meses pode ajudar-nos a desencorajar novas compras.
Esta nova funcionalidade está a ser implementada de forma faseada. Dito isto, é provável que ainda não tenha essa opção disponível.
Esta função não é propriamente uma novidade no mundo dos smartphones. De facto, é bastante semelhante ao iTunes Allowances, da Apple. Esta caraterística do gigante da maçã permite que os pais criem créditos mensais para os filhos gastarem em compras na App Store e na iTunes Store.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!