Há uma nova espécie assustadora nas profundezas do pacífico

A maior parte da Terra está coberta de oceanos e, no entanto, os cientistas sabem muito pouco sobre as criaturas que vivem nas profundezas mais extremas. Como os estudos anteriores demonstraram, as trincheiras oceânicas incrivelmente profundas são frequentemente o habitat de algumas criaturas bizarras. Uma recente expedição da Universidade de Newcastle continuou essa tradição.

Através de um sistema de câmaras com isco, os investigadores colocaram um pouco de alimento no chão da Fossa Atacama e esperaram. O que viram não foi apenas algo estranho, mas também algo totalmente novo. Na prática, um trio de espécies nunca antes documentadas nos livros.

A equipa, formada por 40 cientistas de todo o mundo, revelou novas espécies de caracóis marinhos nunca antes vistos.Na prática apresentam um corpo alongado que age como uma barbatana gigante, sendo comuns em muitos ecossistemas oceânicos em profundidades variadas. Entretanto, a equipa conseguiu reunir um único espécime para a trazer de volta à superfície para um exame mais minucioso.

Com centenas de espécies conhecidas, encontrar novas não é necessariamente fácil. No entanto, descobrir novos animais que vivem nas profundezas é sempre um trabalho interessante. Quanto a essas novas espécies, elas são claramente uma boa opção para a trincheira, como explica Thomas Linley, de Newcastle.

“A sua estrutura gelatinosa significa que estão perfeitamente adaptados a viver numa pressão extrema e, de facto, as estruturas mais difíceis dos seus corpos são os ossos do ouvido interno que lhes dão equilíbrio e dentes”. “Sem a extrema pressão e frio para suportar os seus corpos, eles são extremamente frágeis e derretem rapidamente quando trazidos para a superfície.”

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também