Atualmente, o Google Chrome está repleto de funcionalidades, sendo que algumas delas estão a tornar-se cada vez mais específicas. Por exemplo, é possível copiar facilmente frames individuais de vídeos do YouTube. Isto através do menu do botão direito do rato. A Google está agora a trabalhar na expansão desta funcionalidade com a opção de guardar frames de vídeo no Chrome, saltando alguns passos em comparação com o método antigo.
Guardar frames de vídeo no Chrome é ainda mais fácil
Quando clicar duas vezes com o botão direito do rato num leitor de vídeo do YouTube (para contornar o menu do botão direito do YouTube), poderá ver uma nova opção Guardar frame de vídeo como… juntamente com a conhecida opção Copiar frame de vídeo, tal como foi detectado pelo especialista em Chrome @Leopeva64 no X (anteriormente Twitter). A Google está a deixar claro que a opção é uma adição recente. Assim surge o rótulo colorido “Novo” ao lado dela. Isto é semelhante à forma como o Chrome destaca o seu gestor de palavras passe redesenhado para alguns utilizadores.
Embora já fosse possível transferir frames de vídeo, eram necessários alguns passos adicionais para guardar a imagem no computador. No macOS, primeiro tem de colar a imagem num editor à sua escolha para a guardar nos seus ficheiros. Com a nova opção de guardar, essa etapa é coisa do passado. O especialista do Chrome afirma ainda que a moldura do vídeo é guardada com a mesma resolução que a selecionada no leitor de vídeo.
Four months ago, Google added an option to "COPY video frame" in YouTube's pop-up menu (the one that appears when you double right click on the video), well, Google has now added an option to SAVE the video frame:https://t.co/iVJlZtbrn3
.https://t.co/8KLJXxFaRV pic.twitter.com/nHw2nhAqXy— Leopeva64 (@Leopeva64) October 26, 2023
Não se sabe ao certo quando é que a funcionalidade Guardar frame de vídeo como… chega a todos. O utilizador @Leopeva64 explica que, até agora, só viu a nova opção no Chrome Canary 120. É possível que a implementação esteja ligada a alguma alteração do lado do servidor que envolva o YouTube, uma vez que também não existe um sinalizador virado para o utilizador que controle as opções de guardar e copiar frames.
Entretanto, existe uma grande quantidade de extensões mais ou menos fiáveis disponíveis que podem replicar o comportamento. Também é possível utilizar uma ferramenta de terceiros para descarregar o vídeo em questão e exportar um frame através de uma ferramenta local.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!