A Google tem trabalhado nos últimos anos para que os dispositivos e acessórios Android funcionem melhor em conjunto. Em breve isto poderá ser mais verdade do que nunca através dos “Grupos de Dispositivos”, que permitiriam aos dispositivos Android transferir chamadas de vídeo entre dispositivos, entre outras funcionalidades.
Grupos de Dispositivos estão a chegar ao Android! Sabe o que é?
Ao longo das últimas semanas, temos visto mais funcionalidades no Android que beneficiam da ligação dos dispositivos entre si. Por exemplo, um olhar anterior sobre as funções cruzadas de dispositivos da Google revelou a capacidade de mover chamadas de voz entre dispositivos, bem como iniciar o ponto de acesso à Internet num dispositivo a partir de outro.
Agora, o @AssembleDebug conseguiu ainda descobrir mais algumas coisas em que a Google está a trabalhar.
Numa publicação mostrou que a Google está a deixar de utilizar a expressão “Vincular os seus dispositivos” e em vez disso chama a esta função “Grupos de dispositivos”. Isto faz muito sentido e é certamente um nome mais memorável. Os utilizadores poderão adicionar dispositivos a um grupo que esteja ligado à sua conta Google durante a configuração, ou convidá-los mais tarde.
Quanto ao que os utilizadores poderão realmente fazer com os Grupos de dispositivos, um pop-up antes da configuração inicial apresenta dois casos de utilização. Um deles é a capacidade de transferir uma videochamada ativa entre dispositivos.
Não sabemos como isto funciona na prática mas é provável que funcione numa base de aplicação a aplicação, utilizando o SDK para vários dispositivos que a Google detalha no site para programadores do Android. Presumivelmente, o Google Meet será o primeiro a suportar esta funcionalidade, mas isso é apenas uma suposição.
O outro caso de utilização mencionado na janela pop-up é a capacidade de “partilhar o acesso à Internet quando os outros dispositivos estão offline”. É provável que se trate da mesma funcionalidade mencionada anteriormente, apenas com um novo nome. Em todo o caso, é provável que apenas ative um ponto de acesso noutro dispositivo do grupo.
Ainda não se sabe ao certo quando é que a Google pretende lançar esta funcionalidade, mas parece estar cada vez mais perto.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!