Gripe das aves está a propagar-se aos humanos sem se detetar

No meio de um surto de doenças respiratórias e de doenças anteriormente controladas, como a tuberculose, que estão a regressar de forma alarmante, um novo relatório do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças forneceu mais provas de que a gripe das aves se está a propagar aos seres humanos sem se detetar.

Gripe das aves está a propagar-se aos humanos sem se detetar

O último relatório Morbidity and Mortality Weekly Report, descreve três casos de gripe aviária H5N1 altamente patogénica em veterinários norte-americanos que trabalham com gado. Entretanto em dois dos casos não há uma fonte clara de exposição.

Nenhum dos veterinários apresentou sintomas semelhantes aos da gripe. Entretanto a propagação entre humanos ainda não se detetou. No entanto os investigadores receiam que esta capacidade possa estar apenas a algumas mutações genéticas de distância.

Em vez disso, estes casos encontraram-se através de testes de anticorpos de 150 veterinários que trabalham em 46 estados dos EUA em setembro. Isto revelou que a gripe das aves está a ocorrer para além das zonas de infeção conhecidas. Um dos veterinários que testou positivo trabalha com gado na Geórgia e na Carolina do Sul. Nenhum dos estados registou casos de gripe das aves nos seus efectivos leiteiros.

as hipóteses de contrair cancro estão definidas antes de nascer!

“É evidente que estão a ocorrer infecções que nos escapam”, disse a virologista da Universidade Emory, Seema Lakdawala, a Emily Anthes, no New York Times.

A transmissão do H5N1 através do leite de vaca foi agora confirmada experimentalmente

À luz de tudo isto, as autoridades sanitárias estão a pedir a todos os estados que adiram ao programa nacional de testes ao leite.

Como acontece com qualquer vírus de mutação rápida, cada lapso na contenção dá à doença mais hipóteses de testar mutações aleatórias, aumentando a sua oportunidade de tropeçar numa que lhe permita espalhar-se entre humanos.

O primeiro caso de H5N1 humano no Nevada foi registado na semana passada, elevando para 68 o total de casos humanos conhecidos nos EUA. O Nevada também acaba de detetar uma nova estirpe do H5N1 em vacas, a D1.1, que pode ser mais adequada para se replicar nas células dos mamíferos.

Já se registaram casos de transmissão de gatos para humanos com estirpes mais antigas da gripe das aves, mas nenhum até agora com o H5N1. Entretanto eutanasiaram mais dois gatos de estimação  com a doença depois de terem comido alimentos crus para animais de estimação no Oregon.

Os sinais de infeção nos animais incluem febre, sonolência, falta de coordenação, movimentos em círculos, inclinação da cabeça e/ou incapacidade de ficar de pé.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 

Leia também