Já muito se falou sobre os malefícios do álcool na gravidez. No entanto, algumas pessoas sempre falaram das supostas “quantidades seguras”. Ora aparentemente não existem quantidades seguras quando se trata de gravidez. De facto, descobriu-se que apenas um copo de vinho por semana durante a gravidez tem sido associado a mudanças permanentes nas características faciais de uma criança. Possivelmente também às suas capacidades cognitivas!
Gravidez: um só copo de vinho provoca alterações no bebé!
Os investigadores holandeses estudaram 200 traços nos rostos de mais de 5600 crianças em idade escolar. Isto através de imagens 3D e um algoritmo de aprendizagem profunda. Assim encontraram diferenças entre as características faciais das crianças cujas mães beberam álcool durante a gravidez e as que não beberam.
A principal conclusão é que beber apenas 12 gramas de álcool por semana – ou uma bebida normal – está ligado a alterações permanentes no rosto da criança.
A exposição ao álcool pré-natal faz, por exemplo, com que os queixos sobressaiam ainda mais. Isto comparativamente às crianças de mães que não beberam durante a gravidez.
Mas a exposição ao álcool no útero também foi associada a um nariz mais curto. Também a uma ligeira regressão da região abaixo dos olhos.
Quanto mais álcool as mães consomem durante a gestação, mais proeminentes as mudanças faciais são.
Mas o perigo não é só beber durante! Deve-se parar antes!
“O estudo sugere também que as mulheres que estão grávidas ou querem engravidar devem deixar o consumo de álcool vários meses antes da conceção e completamente durante a gravidez para evitar resultados adversos na saúde do bebé”, revelam os investigadores.
Entretanto à medida que a exposição ao álcool pré-natal aumenta da esquerda para a direita nas crianças, as alterações faciais tornam-se mais pronunciadas como mostrado na imagem pelos tons vermelhos e azuis.
Para além de tudo isto é sabido que o consumo excessivo de álcool na gravidez causa o espectro do álcool fetal, com alterações características no rosto, capacidades cognitivas e comportamento.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!