Gravar vídeos 8K já não é uma novidade há algum tempo na grande generalidade que é o mundo dos smartphones. Mas… A realidade dos factos é que uma funcionalidade só se torna “normal” quando chega aquele que é o smartphone mais popular da indústria. O iPhone.
Dito tudo isto, os rumores à volta do iPhone 17 Pro continuam a ganhar força! A mais recente aponta para a chegada da gravação de vídeo em 8K. Mas será que esta funcionalidade faz realmente falta?
O que dizem os leaks?
Desta vez, a informação vem do leaker chinês Fixed Focus Digital, que garante um iPhone 17 Pro finalmente com suporte a gravação em 8K. Isto vem ao encontro de um relato anterior que apontava para esta novidade, mas apenas quando a Apple conseguisse equipar todas as três câmaras com sensores de 48 MP.
Ou seja, apesar de a Apple já ter introduzido sensores de 48 MP no iPhone 15 Pro, a gigante Norte-Americana por adiar o suporte a 8K até garantir uma experiência consistente entre todas as lentes.
Vale mesmo a pena?
Agora, a grande questão: será que a gravação em 8K vai mudar alguma coisa para o utilizador comum? A resposta curta é… não muito.
A Samsung e outras marcas Android já oferecem esta funcionalidade há anos, e a verdade é que poucos utilizadores realmente a aproveitam. Eis porquê:
- Monitores compatíveis são raros – A maioria das pessoas só tem ecrãs 4K na sala, ou seja, a sua TV. A grande maioria dos consumidores anda “preso” ao FullHD ou 2K.
- Aliás, a grande maioria do consumo de multimédia acontece em smartphones. Que claro está, não têm ecrãs de grandes resoluções.
- Consome imenso armazenamento – Um vídeo em 8K ocupa um espaço brutal, o que pode significar que esta funcionalidade será limitada aos modelos com mais capacidade (256GB para cima).
- Exige mais poder de processamento – Editar vídeos em 8K é um pesadelo, mesmo em computadores potentes.
- A Apple nem sequer tem um ecrã 8K – Nem no Mac, nem no iPad, nem em lado nenhum.
Um ano forte para o vídeo?
Apesar disso, parece que 2025 será um “ano do vídeo” para a Apple. Segundo Mark Gurman, da Bloomberg, a empresa quer conquistar ainda mais os criadores de conteúdo, especialmente os vloggers, e convencê-los a trocar as câmaras profissionais pelo iPhone.
Algo muito interessante, porque as gigantes das câmaras, como a Canon, estão a tentar convencer essa mesma franja do mercado.
O iPhone 17 Pro vai trazer mais do que apenas 8K? Vamos estar atentos! Fica ligado à Leak.pt para todas as novidades!