O Google Maps é sem dúvida a grande aposta da Google em termos de navegação. No entanto esta app não se limita a levar-nos ao sítio certo. Ajuda também a pouparmos algum dinheiro em deslocações, sobretudo quando escolhemos a opção de rotas mais económicas. Mas o Google Maps não fica por aqui e está a preparar uma grande novidade que está quase a chegar.
Grande novidade do Google Maps está quase a chegar! Já viu?
Depois de todas as funcionalidades que já disponibiliza o Google Maps vai fornecer aos utilizadores meios de transporte alternativos quando pesquisarem por direções. Por outras palavras, a empresa quer fazer com que as pessoas utilizem menos os seus carros e optem por transportes públicos para reduzir as emissões.
A funcionalidade chega em primeiro lugar a França, com o Google Maps a apresentar os transportes públicos e as direções a pé mesmo ao lado das rotas de condução. Isto quando se procura direções de condução para um destino. Os meios de transporte alternativos só aparecerão quando “os tempos de deslocação forem comparáveis e práticos”.
Por exemplo, se as condições de trânsito para um percurso de carro forem tão más que demorem 15 minutos a chegar ao destino, mas se puder chegar ao endereço numa caminhada de 20 minutos, o Google Maps sugerirá que deixe o carro em casa para a viagem. Os transportes públicos também podem ser mais rápidos, pelo que os utilizadores em França verão mais sugestões no Google Maps. A funcionalidade começará a ser implementada “num futuro próximo”, o que significa qualquer coisa entre o final deste ano e 2024.
A Google também começará a mostrar sugestões de rotas de comboio na Pesquisa quando os utilizadores procurarem voos. A empresa afirma que o comboio é um meio de transporte mais sustentável do que o avião. Assim ao apresentar as rotas na Pesquisa, os utilizadores terão uma forma fácil de comparar os tempos de viagem, os custos e outros fatores que acabarão por convencê-los a viajar de forma mais eficiente.
Ou seja vai ganhar, porque chega ao mesmo tempo, eventualmente poupando dinheiro e o planeta agradece.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!