GPT-4o Mini é o novo chatbot que todos vão adorar! Veja porquê

Neste momento, a OpenAI, apoiada pela Microsoft, tem uma seleção de LLMs para alimentar a sua experiência ChatGPT. Bem, a empresa acaba de lançar uma versão mais barata do seu principal modelo de IA. Chamado GPT-4o Mini, este modelo custa muito menos para usar e pode ser algo muito importante para a maior base de utilizadores do ChatGPT.

GPT-4o Mini é o novo chatbot que todos vão adorar! Veja porquê

Resumidamente, a OpenAI tem vários modelos como o GPT-3.5 Turbo, o GPT-4 Turbo e o GPT-4o. O terceiro da lista é o modelo mais recente e mais poderoso que a empresa possui. Está disponível para todos os utilizadores, mas as pessoas que pagam têm mais acesso a este modelo. É multimodal e pode compreender vídeo em direto.

Ora quando se trata de usar um modelo, o custo é muito importante. Cada vez que se envia uma consulta e se obtém uma resposta, isso custa dinheiro. Este custo aplica-se ao modelo GPT-4o mini, que custa 60% menos do que o GPT-3.5 Turbo. Trata-se de uma enorme redução de custos. Por isso, se utilizar este modelo, verá uma grande poupança de custos.

Elon Musk OpenAI, texto para vídeo, Bing Chat Chrome, lei da IA, chatGPT. ChatGPT emprego, utilize o ChatGPT

No que diz respeito ao desempenho, este modelo tem definitivamente algumas diferenças. É importante notar que isto é apenas de um sistema de benchmarking. No teste MMLU (Massive Multitask Language Understanding), o GPT-4o obteve 88,7%, e o GPT-4o Mini ficou um pouco atrás com 82%.

O GPT-4o Mini obteve uma pontuação superior ao 3.5 Turbo, que obteve 70%. É importante saber isto porque o GPT-4o Mini foi concebido para ser o substituto do 3.5 Turbo. Ou seja, é o que percebeu. Os utilizadores gratuitos estão a ter acesso a um modelo mais potente. No entanto, os utilizadores pagos viram modelos como o GPT-4 e o GPT-4 Turbo, mas os utilizadores gratuitos não viram muitas mudanças nos últimos dois anos.

Nesta altura, não sabemos tudo o que foi retirado do GPT-4o para criar esta versão Mini. Sabemos que atualmente só pode receber texto e imagens como entrada. Eventualmente, ele ganhará a capacidade de entender áudio e vídeo em algum momento no futuro.

Seja como for, o GPT-3.5 Turbo não está a desaparecer por completo. Os utilizadores continuarão a poder aceder-lhe através da API.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também