GPS: Waze, Maps ou prefere um aparelho dedicado?

Num mundo em que todos nós temos um aparelho GPS extremamente competente, cheio de funcionalidades extra, na forma do nosso smartphone, sempre connosco, ainda faz sentido comprar um aparelho dedicado? Bem… Aparentemente sim!

No mundo do Waze e do Google Maps, ainda se vendem aparelhos GPS dedicados?

Portanto, como é óbvio, seja através de um suporte para o smartphone dentro do seu automóvel, ou utilização de tecnologias que espelham o Sistema Operativo deste aparelho para o ecrã do sistema de infotainment (Android Auto ou Apple CarPlay), é muito provável que aproveite o seu smartphone para saber para onde vai, como vai, etc… Através das muitas apps de navegação disponíveis!

Apps que também estão cada vez melhores, como é o exemplo do Waze, Google Maps e Apple Maps.

Porém, isto não significa que o mercado de aparelhos GPS dedicados tenha desaparecido.

As grandes marcas como a Garmin e TomTom, ainda apostam neste mercado, agora de uma forma um pouco diferente, porque têm de rivalizar com um aparelho que… Bem… Está em todo o lado. Ainda assim, a verdade é que os aparelhos GPS ainda existem, ainda estão à venda, e nem são caros. Sabe porquê?

Afinal de contas, apesar do facto de todo e qualquer smartphone já chegar às nossas mãos com capacidades GPS integradas, alguns utilizadores continuam a preferir aparelhos GPS dedicados, tanto para condução, como para ciclismo, ou montanhismo. Afinal, em automóveis mais antigos, o uso do Android Auto ou Apple CarPlay não é uma possibilidade, e o uso de um destes aparelhos resolve muita coisa. Além disso, o uso destas tecnologias também tem um impacto na autonomia da bateria do seu smartphone, e por vezes, em alguns modelos, chega até a provocar um aquecimento exagerado do aparelho. (Algo que pode ter consequências mais tarde).

Curiosamente, muitos destes aparelhos GPS, até são capazes de se ligar ao smartphone para um acréscimo das suas funcionalidades.

Dito tudo isto, esquecendo a prática da condução, um dos usos mais comum deste tipo de aparelho GPS, é mesmo a ida para sítios remotos, onde claro está, não existe fornecimento de rede móvel. Por isso mesmo, apesar de funcional, as apps como o Google Maps, Waze ou Apple Maps, perdem muita da sua capacidade. Daí ainda existir esta solução no mercado.

Nestes casos mais específicos, além de não existir o problema da rede móvel, é também possível usufruir de outras vantagens como autonomia de bateria mais longa, ecrãs de maiores dimensões, entre outras características que pura e simplesmente não vai encontrar num smartphone.

Por exemplo:

  • Potencias perigos ao longo da rota. (Curvas fechadas, mudanças de limite de velocidade, zonas escolares, etc…)
  • Orientação e avisos sobre zonas ambientais.
  • Compatível com câmeras traseiras.

Curiosamente, são aparelhos que nem estão exageradamente caros, visto que o muito recentemente anunciado Garmin Drive 53 custa 169.99€. (Link) Com o modelo anterior, o Drive 52, a estar disponível por volta dos 100€.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também