Não é grande novidade para ninguém que as coisas na China são mais complicadas… Especialmente quando o tema é a liberdade de expressão! E como deve saber, a Internet é na verdade o sítio em que a grande maioria das pessoas fala sem limites, para quem quiser ler/ouvir.
No entanto, a China não acha grande piada em deixar a escolha na mão dos seus cidadãos… Por isso, o melhor é mesmo cortar o mal pela raiz!
O Governo Chinês criou novas leis para a Internet, que irão por sua vez ditar o que pode ou não ser publicado pelas empresas de criação de conteúdo
Portanto, de acordo com a nova legislação, as empresas Online vão ter de gerir o conteúdo publicado de acordo com uma lista de orientações. Que por sua vez incluem vários algoritmos de controlo, que classificam o conteúdo de forma positiva ou negativa. Além disto, qualquer material que possa meter em risco a segurança Nacional, ou divulgação de segredos de estado, está expressamente proibido.
Assim, toda a regulamentação aqui descrita irá ser implementada a partir do dia 1 de Março. Altura em que o Governo Chinês também irá começar a ter em conta quem espalha rumores ou ‘Fake News’.
Em suma, estas mudanças têm como objectivo máximo controlar o que chega aos olhos do público. Removendo o máximo de independência na escolha daquilo que pode ou não ser tido como informação fidedigna. Ou seja, fazer com que a informação que vem diretamente do governo, seja a única possível de encontrar na Internet.
Com algoritmos implementados que limitam a capacidade do público de procurar e saber mais, acerca de informação contrária do que aquela que é passada pelo governo. A população irá viver numa bolha super controlada… E perigosa.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!