Se por acaso for como eu, leu os livros, e viu os filmes de Harry Potter, com todo o entusiasmo possÃvel de uma criança, ou jovem adolescente, isto ao mesmo tempo que sonhava acordado ao pensar “Quem me dera ter um manto da invisibilidade, podia ir à cozinha à socapa, buscar outro pacote de batatas fritas sem ninguém me chatear a cabeça!”
Óbvio que estou a dar um exemplo ‘parvo’, mas ao que tudo indica, temos mesmo um manto da invisibilidade, real, a caminho do mercado. Quer saber mais?
Quer ser como o Harry Potter? Temos um manto da invisibilidade a caminho
Portanto, uma empresa de roupa Inglesa (Vollebak), parece ter encontrado o caminho certo para lançar aquele que pode muito bem ser o primeiro manto da invisibilidade do mercado.
Muito resumidamente, este casaco vai ser capaz de enganar o ambiente circundante, através de vários sensores e câmeras térmicas, para mudar a quantidade de radiação que esta peça de vestuário emite, em zonas diferentes da mesma exata peça.
Como é que isto funciona?
Bem, o casaco tem 42 painéis de grafeno, um material super condutivo, que tradicionalmente é mais aproveitado para fazer baterias. É um exemplo curioso não é? Pois, um dos responsáveis pelo casaco afirma que todo o projeto funciona mais ou menos uma bateria de iões de lÃtio.
- “Temos um revestimento multicamada de grafeno na superfÃcie, e com essa base, intercalamos iões entre as várias camadas, algo muito similar à forma como uma bateria de iões de lÃtio funciona num smartphone, ou qualquer outro aparelho mobile.”
Caso não saiba, o grafeno é um material absorvente no seu estado normal, mas ao ser carregado com eletrões, fica refletivo. Desta forma, com um computador a monitorizar o ambiente, é possÃvel controlar a energia que passa por cada painel, para este refletir o que está atrás do utilizador, vice-versa com o painel de trás, que terá de refletir o que está à frente do utilizador.
Tudo isto é feito sem mudar a temperatura dentro do próprio casaco.
Como é óbvio, grande parte deste projeto ainda está na parte teórica, especialmente porque os painéis de grafeno não são maleáveis de qualquer maneira. Em suma, estamos a alguns anos de um “manto da invisibilidade”, mas pode estar descansado… Ele vai chegar, eventualmente…
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!