Gorjetas em Portugal: Faz sentido? É a nova moda!

Em Portugal, temos sempre a “mania” de importar as coisas que se fazem lá fora, sejam elas boas ou más, de fácil adaptação ou não. Isto é cada vez mais notório na área da restauração, tanto no preço, como na qualidade. Mas talvez mais importante, até naquelas coisas que antigamente só víamos nos filmes e ríamos, começam a ser normais ver também nos nossos restaurantes e cafés.

Mas… Faz sentido em Portugal?

Gorjetas em Portugal: Faz sentido? É a nova moda!

Portanto, em Portugal, nomeadamente nas grandes cidades (Lisboa e Porto), começa a ser normal começar a ver uma Gorjeta implementada diretamente na conta, normalmente de 5% ou 10%. Entretanto, como se isso não fosse suficiente, também já começam a existir taxas de “partilha” de comida.

Sim, em Portugal, que era o país do bem receber, um sítio em que uma dose dava para 3 ou 4 pessoas, começa a ser normal ver uma taxa de “partilha”. Assim, quer uma dose de um parto para dois porque tem uma criança que come pouco, ou alguém na família mal disposto? Azar! Vai ter de pagar mais.

Dito isto, em Portugal sempre se deu Gorjeta. Porém, sempre foi algo oferecido como recompensa à pessoa que atendeu a mesa, ou ao restaurante em si. Nunca foi uma sugestão, ou uma obrigatoriedade. Algo que começa agora a ser.

Aliás, nos Estados Unidos, sítio em que é completamente normal dar gorjeta, sendo algo cultural. Esta forma de “recompensar” serve para dar um ordenado digno a quem serve. Em Portugal não existe essa cultura, e não deve ficar do lado dos consumidores garantir que as pessoas a trabalhar num dado restaurante tenham um ordenado “digno”.

Pessoalmente, em Lisboa, já me aconteceu chegar um talão com uma gorjeta de 10% associada, que eu “podia recusar pagar”. Como é óbvio, recusei. Afinal de contas, comer fora já encareceu tanto nos últimos 2~3 anos, porque haveria de pagar um extra de 10% só porque sim? No entanto, quando fui para pagar, ela estava lá novamente à espera do meu cartão multibanco. O que aconteceu? Apesar de ter gostado da comida, nunca mais lá pus os pés.

Partilhe connosco a sua opinião e experiência na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também