Gorilla Glass vai necessitar de vidro forte para se proteger da UE

A Corning, fabricante do vidro Gorilla Glass, está a ser investigada pela UE. A Comissão Europeia alega que a Corning está a utilizar indevidamente a sua posição dominante para manter os concorrentes fora do mercado. Por tudo isto, a Gorilla Glass vai precisar de uma grande película para se proteger da Europa!

A Comissão Europeia deu início a uma investigação formal sobre as práticas comerciais da Corning. A UE considerou que a Corning infringiu as regras antitrust.

A propósito da investigação que acaba de ser iniciada, Margrethe Vestager, responsável pela concorrência na UE, declarou: “Estamos a investigar se a Corning, um dos principais produtores deste vidro especial, poderá ter tentado excluir os produtores de películas de vidro rivais, privando assim os consumidores de um vidro mais barato e mais resistente a quebras”.

A UE alegou essencialmente que a Corning utilizou a sua posição dominante no mercado para garantir que os fabricantes de dispositivos não recorressem aos seus concorrentes. Por outras palavras, a Corning terá celebrado “obrigações de fornecimento exclusivo” com os fabricantes de dispositivos. Estes contratos obrigavam essencialmente os fabricantes a adquirir “todo ou quase todo” o seu vidro à Corning.

Gorilla Glass

A Corning pode não ter forçado as empresas a adquirir o vidro de proteção à empresa. No entanto, a empresa terá oferecido descontos em troca de acordos de exclusividade. A UE também alegou que o fabricante do vidro Gorilla Glass “obrigou os fabricantes de dispositivos a comunicar as ofertas da concorrência e a aceitá-las apenas se a Corning não conseguisse igualar o preço”.

Será que a Corning vai enfrentar uma coima pesada da UE?

Entretanto a Comissão Europeia tem vindo a perseguir cada vez mais os gigantes da tecnologia. Assim seja a Apple, a Meta ou a Google, a UE abriu várias investigações antitrust e anticoncorrenciais. As empresas de tecnologia acima mencionadas enfrentam multas pesadas ao abrigo de várias leis.

Não há dúvidas de que o Gorilla Glass é a escolha mais popular para os fabricantes de dispositivos. Desenvolvido ao longo de vários anos de investigação, o Gorilla Glass oferece proteção adicional contra riscos, choques e quedas. Existem algumas outras empresas que oferecem vidro de proteção para dispositivos. No entanto, as grandes empresas optam normalmente pela última versão Gorilla Glass, uma vez que também ajuda na comercialização. A UE suspeita que a Corning poderá ter assinado contratos que, indiretamente, obrigam os fabricantes de dispositivos a permanecer na empresa. Se a UE considerar a Corning culpada, aplicará uma coima substancial à empresa. O fabricante do Gorilla Glass terá a oportunidade de recorrer da decisão e contestar a coima.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também