Muito se tem falado da melhoria na qualidade de construção, e investimento em componentes de qualidade muito superior ao habitual nos novos smartphones Pixel 9 da Google. Mas, apareceu agora um rumor extremamente interessante, que muda um pouco a nossa forma de pensar.
Ou seja, a estratégia de utilizar menos, para conseguir mais, ainda estå vida. Jå não é exatamente a mesma, mas ainda respira.
Googler quer menos nĂșcleos… Mas… Mais performance!?
Portanto, durante muitos e bons anos, as fabricantes de processadores, sejam estas quem forem, sempre apostaram no aumento de performance a partir do aumento de nĂșcleos de processamento. Ou entĂŁo em melhorias arquiteturais (com a ajuda de novos processos de produção) ao mesmo tempo que mantinham o mesmo exato nĂșmero de nĂșcleos do ano passado.
Mas, a Google quer ser diferente!
Ou seja, no fundo, a Google nunca pretendeu que o seu novo SoC Tensor G4 trouxesse uma melhoria radical de desempenho em relação ao Tensor G3 do ano passado.
Sim, existem grandes atualizaçÔes no SoC, porĂ©m, nenhuma delas pensada apenas e sĂł na performance pura e dura.Â
A Googler quer um SoC ligeiramente mais poderoso sim, mas muito mais focado na eficiĂȘncia energĂ©tica, de forma a melhorar de forma muito significativa a autonomia da bateria, ao mesmo tempo que tambĂ©m reduz as temperaturas de funcionamento. Duas das grandes queixas de quem comprou um Pixel 8 no ano passado.
Desta forma, apesar do facto de vĂĄrios leaks apontarem para um Tensor G4 cerca de 30% mais rĂĄpido face ao G3 do ano passado, este SoC adota uma composição de nĂșcleos de processamento “1+3+4” que dĂĄ um total de 8 nĂșcleos de processamento. Isto em vez da composição do ano passado que dava um total de 9 nĂșcleos de processamento. Desta forma, em conjunto com o Modem Exynos 5400, o Tensor G4 Ă© mais rĂĄpido, muito mais eficiente, e tambĂ©m mais fresco.
Uma forma de fazer as coisas extremamente interessante! PorĂ©m, em 2025, com acesso Ă s linhas de 3nm… Acredito que a Google vai apostar muito mais na performance pura e dura, de forma a bater o pĂ©, a sĂ©rio, Ă s rivais.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Partilhe connosco a sua opiniĂŁo na caixa de comentĂĄrios em baixo.
Receba as notĂcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. Ă grĂĄtis!