Foi em Maio que se começou a falar do novo sistema operativo da Google e Samsung para wearables. No entanto ainda não se sabia exatamente qual seria o nome nem todas as especificações. Agora eis que a Google anunciou que a nova versão se vai chamar Wear OS 3. Ou seja, no fundo aquilo que se esperava.
Google confirmou o Wear OS 3 mas há mais notícias!
Para além disso a gigante dos motores de busca revelou mais algumas novidades e neste campo nem tudo são boas notícias. Por exemplo, apesar de alguns equipamentos mais antigos terem direito ao upgrade, a lista é muito pequena e a maioria dos equipamentos só devem receber a nova versão na segunda metade de 2022.
Vamos então olhar para a lista de equipamentos que vão ter direito à nova versão. Assim, temos o TicWatch Pro 3 GPS e LTE. Temos também o TicWatch E3. Entretanto os futuros dispositivos da TicWatch também terão direito. O mesmo se passa com os futuros wearables do grupo Fossil. Ou seja os anteriores não têm direito a nada.
Mas as más notícias continuam. É que mesmo os equipamentos que têm direito à nova versão podem ter problemas com o upgrade. Para além disso a própria Google afirma que em alguns casos a experiência de utilização pode estar comprometida. Sinceramente não sabemos o que isso significa mas pode não ser muito bom.
Entretanto quem não está incluído no update para a nova versão não precisa de desesperar. Assim, a Google promete continuar a dar todo o suporte para os dispositivos War OS 2.0. Até utilizou os exemplos ao Gboard e do Google Play como exemplo. Para além disso, todos os equipamentos que forem lançados com o Wear OS 2.0 terão direito a dois anos de updates de segurança.
Resta-nos agora esperar pela chegada do novo sistema operativo para vermos como tudo irá funcionar.