A Google está a dar muita importância à IA no centro dos seus resultados de pesquisa. Conhecida como Search Generative Experience (SGE), começou como parte do Google Search Labs em maio passado. Em novembro, tinha-se espalhado por mais de 120 paÃses em todo o mundo devido à crescente concorrência na IA. O que faz é dar respostas diretamente ao utilizador e até permitir que este converse como se estivesse a falar com um bot. No inÃcio, era preciso escolher participar. Mas, agora, a Google parece estar a disponibilizar o serviço a toda a gente, quer se tenha inscrito ou não.
Google vai mudar para sempre os resultados de pesquisa!
O site Search Engine Land relata que alguns utilizadores nos EUA estão a experimentar a nova experiência sem sequer se inscreverem. Por isso, se estiver a fazer perguntas sobre determinados tópicos, poderá reparar numa nova secção sombreada mesmo no topo dos resultados da Pesquisa Google. Esta secção apresenta um resumo rápido do que procura, bem como ligações para aprofundar o tema.
Anteriormente, essa secção só aparecia se o utilizador se inscrevesse no SGE. No entanto, a Google está agora a mudar as coisas. De acordo com o Search Engine Land, a empresa está a testar esta funcionalidade num pequeno grupo de investigadores nos EUA, mesmo para aqueles que não a activaram. E parece que nem sequer é necessário estar ligado a uma conta Google para entrar em ação, de acordo com o Search Engine Roundtable.
Uma resposta à Open IA
O teste limitado parece ser a resposta do Google aos rumores de que a OpenAI está a trabalhar na sua própria ferramenta de pesquisa. A Google está a melhorar o seu sistema, mostrando resumos de IA para pesquisas mais complicadas, em que são necessárias informações de vários locais diferentes como refere o AndroidPolice.
De acordo com o Search Engine Land, a Google só está a lançar estas sÃnteses de IA se tiver a certeza de que fornecerão melhores informações do que as que normalmente se encontram nos resultados de pesquisa normais. Entretanto a Google está a fazer estes testes para obter feedback de um maior número de utilizadores, especialmente daqueles que não optaram por esta funcionalidade.
A Google está a trabalhar com várias versões desta nova função de pesquisa. Entretanto se vê algo durante esses testes, não significa que todos os outros verão. A Google continua a manter os anúncios a aparecerem juntamente com estas respostas de IA. Quanto ao momento em que veremos esta pesquisa de IA generativa totalmente em ação, ainda não se sabe.
Se a SGE for lançada em larga escala, poderá abalar seriamente o mundo dos media suportados por anúncios. Atualmente, os editores ganham dinheiro quando as pessoas clicam nos links do Google para ler os seus artigos com anúncios. Mas se o SGE começar a apresentar resumos no topo dos resultados de pesquisa, as pessoas poderão não se dar ao trabalho de clicar nos artigos reais. Isso significa menos dinheiro para os editores, e estes não ficarão muito satisfeitos com isso.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!