Google vai apertar as regras à volta dos smartphones dobráveis

Como tenho vindo a dizer, o ano de 2023 é chave para os smartphones dobráveis. Estamos finalmente a ver mais fabricantes a entrar neste barco, e muito honestamente, é uma questão de tempo até aos primeiros smartphones dobráveis de gama média aparecerem no mercado.

Na realidade, apesar de ser considerado um aparelho topo de gama, o Oppo Find N2 Flip não conta é bem um smartphone dobrável comparável a outros topo de gama do mercado, devido ao uso de um SoC MediaTek Dimensity da série 8000 em vez de um Dimensity 9000 ou Snapdragon Gen 8, já para não falar da omissão do carregamento sem fios. Mas isso foi apenas o início! A própria Google já entrou no mundo dos dobráveis, e antes que a coisa se transforme numa loucura, vamos ver algumas mudanças de paradigma.

Google vai apertar as regras à volta dos smartphones dobráveis

flips, flip5, n2 flip

Portanto, além dos lançamentos da Samsung, Oppo e Google, também tivemos novas propostas da Xiaomi, Vivo, Huawei, Motorola e até da OnePlus. O mercado vai ficar cheio de alternativas, e como tal, é preciso criar um ambiente pronto a englobar uma boa experiência. Caso contrário, vamos voltar aos velhos tempos do ecossistema Android, em que cada fabricante fazia o que queria.

Isto significa que a Google vai implementar algumas regras pesadas nas especificações, e também no software.

Primeiramente, qualquer dobrável tem de passar testes que garantam 200 mil dobras ao mais. O que não está muito longe daquilo que a grande maioria das fabricantes oferece. Porém, a Motorola falhou há pouco tempo as 130 mil dobras com o seu recentemente lançado RAZR.

Além disto, a Google quer pelo menos 2 grandes atualizações de sistema operativo, bem como a garantia de 3 anos de atualizações de segurança. Mais uma vez, é algo que todas as fabricantes estão a fazer, mas vai garantir uma melhor experiência para o futuro, especialmente quando outras fabricantes com menos recursos entrarem na corrida.

Por enquanto é só isto. Acha que deveriam existir mais limitações? Se sim, quais? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também