A invasão da Rússia à Ucrânia deixou o Google muito mais atento no que diz respeito à rentabilização de conteúdos controversos. No passado, a gigante dos motores de busca tinha sido alvo de críticas por permitir a rentabilização de conteúdos a envolverem ódio ou violência através da sua rede de anúncios. No entanto, a Google tem vindo a tomar medidas para resolver este problema. Por exemplo, no final de março, a Google deixou claro que iria impor as regras sobre não publicar anúncios ao lado de determinados conteúdos sensíveis em relação à Ucrânia. Agora reforçou o aviso. Assim se publica notícias sobre a Ucrânia e ganha dinheiro com a Google muito cuidado.
Se ganha dinheiro com a Google atenção às notícias da Ucrânia!
A Google voltou a avisar os editores na sexta-feira. Isto de acordo com a publicação Deadline. Assim avisou para terem atenção aos conteúdos relacionados com a guerra da Ucrânia. A empresa disse que qualquer conteúdo que explore o conflito será desmonetizado. Isto inclui conteúdo que culpa as vítimas de guerra pelo seu sofrimento ou minimize a sua gravidade. A decisão surge numa altura em que, apesar da retirada russa, o número de mortos sobre os ucranianos aumentou. Para além disso tornou-se inegável que os civis estão sob fogo. Na nova mensagem, assinada pela Equipa de Gestores de Anúncios, a Google sublinhou que já estava a impor as suas regras em relação às políticas existentes para não “rentabilizar conteúdos que incitam à violência ou negam acontecimentos trágicos”.
A publicação Deadline refere que a Google já expulsou criadores de conteúdos das suas formas de monetização no passado, incluindo editores de meios de comunicação. No entanto, o especialista e autor Dr. Maria Armoudian, fez questão de referir que “a Google não está a fazer isto com outras guerras e violações flagrantes dos direitos humanos que também estão a ocorrer neste momento”. Ou seja, pode haver dois pesos e duas medidas.
Embora seja difícil medir o impacto destas novas mudanças a longo prazo, a Google está claramente a assumir uma postura mais agressiva. Isto sobre a utilização do Google Ads.
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