Google TV: Tudo o que precisa de saber acerca do serviço!

Num mundo em que temos cada vez mais serviços de subscrição a ocupar o ecrã da nossa TV, eis que a gigante da pesquisa está prestes a lançar uma nova aposta no mundo do conteúdo multimédia.

Algo bom, mas ao mesmo tempo confuso, visto que a Google já tem o Android TV, agora tem também o Google TV, e claro, não nos podemos esquecer da gama de produtos Chromescast… Para a sua TV.

Vamos então explicar a grande novidade!

Google TV: Tudo o que precisa de saber acerca do serviço!

Portanto, antes de mais nada, temos de perceber o que é o Google TV!
Pois bem, estamos a falar de uma interface que fica por cima do Android TV. Sendo na sua essência, algo muito similar ao One UI da Samsung, que também é uma interface, ou uma skin, que fica em cima do sistema operativo Android original. Mas desta vez… É uma interface feita pela própria Google, que fica por cima do próprio sistema operativo da Google. (Confuso… Nós sabemos!)

Entretanto, o objetivo da Google com esta novidade é elevar aquilo que o Android TV faz bem, a um nível completamente diferente. Isto, ao mesmo tempo que também adiciona algumas novas funcionalidades muito interessantes. Afinal de contas, ao que tudo indica, o Google TV é capaz de aprender com os seus hábitos, e posteriormente recomendar certos tipos de conteúdo, como séries ou filmes.

Além disto, o Google TV também parece lidar melhor com o restante ecossistema de produtos da gigante da pesquisa, sendo possível aceder a câmeras de vigilância Nest diretamente na TV.

Google TV vs Android TV

O Google TV não vai substituir o Android TV, pelo menos não no imediato. Dito isto, o novo software é muito mais focado na experiência multimédia.

Isto também significa que tudo aquilo que é capaz de fazer no Android TV, também irá fazer no Google TV. Onde também podemos incluir o serviço de Streaming de jogos Stadia.

Como é que funciona?

Sendo ainda muito recente, o Google TV ainda não está disponível em muitos aparelhos, mas tal e qual como o Android TV, apenas precisa de uma ligação à internet e uma conta Google.

Entretanto, no ecrã principal, vai logo perceber o propósito do projeto, graças à aba “Para si“, onde irá imediatamente receber vários tipos de recomendações de conteúdo. Logo a seguir, irá encontrar todas as apps instaladas no aparelho, tal e qual o Android TV. Curiosamente, tudo parece ser personalizável. (Mas cuidado, que também existem alguns anúncios publicitários na interface!)

Como é que o Google TV “descobre” aquilo que você quer ver em dado momento?

A maioria dos serviços de subscrição já é capaz de recomendar conteúdo, sem qualquer problema. A grande diferença aqui, é que a nova novidade da Google é capaz de o fazer, sozinha, tendo em conta todas as apps de streaming que tiver instaladas. Ou seja, vai ter um misto de recomendações de conteúdo Netflix, Disney, Prime, etc… Completo com páginas individuais com comentários, classificações, etc…

Curiosamente, as recomendações deste serviço parecem ser superiores às das próprias apps!

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também