Google Tradutor ou DeepL? Qual é o melhor tradutor?

Portugal nem é dos países mais desconhecedores de línguas estrangeiras, mas, por vezes, é inegável que dá jeito ter acesso a um motor de tradução automático, para ter acesso a outro tipo de conteúdo, que doutra maneira estaria sempre fora do nosso alcance. É exatamente por isto que o Google Tradutor sempre foi imensamente popular, apesar de algumas falhas facilmente identificáveis.

Mas… Sabia que existe uma outra ferramenta, também ela gratuita, superior ao Google Tradutor, e na verdade, muitos outros tradutores disponíveis na Internet? Estamos a falar do DeepL! Já conhece?

Google Tradutor ou DeepL? Qual é o melhor tradutor?

Portanto, se porventura dá valor à fiabilidade de uma tradução, é inegável que o DeepL é um dos serviços mais interessantes que vai encontrar por essa internet fora, caso não saiba, baseado em aprendizagem máquina. Sendo capaz de bater, aos pontos, o Google Tradutor, bem outros serviços, como o Bing.

Especialmente porque a interface é tão ou mais simples, comparativamente à do Google Translate, e claro, existe a possibilidade de o instalar localmente, no seu computador, quer tenha Windows, macOS, ou Linux (aqui tem acesso a outras opções, como atalhos no teclado.)

Aliás, além de texto simples, é possível traduzir sites inteiros, ou até ficheiros (.pdf, .docx, ou até .pptx), com a possibilidade de encontrar alternativas para cada palavra, ou frase.

Qualidade da Tradução

Estes dados são difíceis de compreender, porque não representam todas as traduções suportadas pelo serviço. Além disso, existe uma série de traduções que foram igualmente boas entre todos os serviços. Contudo, é possível tirar a conclusão que, em comparações diretas, ou seja, em que uma tradução foi melhor do que outra, o serviço vencedor foi o DeepL.

No geral, o DeepL tem uma boa reputação, ao ser capaz de ser mais preciso na tradução, visto que consegue ter em conta o contexto. Assim, apresenta um resultado mais natural, e capaz de ser implementado de forma mais facilitada.

Estes são alguns dos idiomas suportados pelo DeepL: (O serviço (ainda) não suporta linguagem Árabe, nem muitos dos idiomas Asiáticos como o Coreano).

  • Inglês
  • Espanhol
  • Chinês
  • Japonês
  • Alemão
  • Francês
  • Português
  • Russo
  • Italiano
  • Grego
  • etc…

Conclusão

Se quiser a melhor tradução possível, mantendo o mesmo nível de praticidade, o DeepL é a solução. No entanto, estamos apenas a falar de uso casual, para um utilizador “de levar por casa”.

Em termos profissionais, o DeepL é pago, e é mais caro que as alternativas. É uma questão de pesar os prós e contras.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também