Google Tensor: o processador nunca lançado da Samsung

A Internet está cheia de informações contraditórias sobre o novo Google Tensor. Primeiro dizia-se que não seria um um chipset tão poderoso como se pensava. Mas afinal parece que não é bem assim. Neste momento sabemos que o Google Tensor é desenvolvido pela Samsung. Mas será realmente um chipset poderoso para fazer do Google Pixel 6 o melhor smartphone de sempre?

Google Tensor: o processador nunca lançado da Samsung

Nos últimos dias surgiram na Internet diversas informações sobre o Google Pixel 6. Ficámos a saber que teremos dois modelos, nomeadamente o Pixel 6 e o Pixel 6 Pro. Entretanto chegam ao mercado em Setembro ou Outubro. A isto a Google juntou a informação que os novos smartphones  têm o chipset Google Tensor. O tal que fará do Pixel 6 o smartphone mais poderoso de sempre.

Entretanto uma informação recente avançada pelo site Galaxy Club revelou os primeiros pormenores sobre este processador. Assim a imagem mostra um chip quadrado com um G no meio. Ou seja, nada de “anormal”. No entanto, descobriu-se que se trata de um chip da Samsung que nunca foi lançado. Mais em concreto o Exynos 9855.

O Samsung Galaxy S21 aposta no chipset Exynos 2100 que é na realidade o Exynos 9840. Ora isto leva-nos a pensar que o Exynos 9855 deve ser melhor que o processador do S21. De facto, diz-se que a Samsung está a desenvolver internamente dois processadores de topo. Um é o Exynos 9855 e o outro o 9955. O primeiro parece que será vendido à Google e o segundo deve chegar no final do ano. Se isto for verdade então o novo chipset Tensor deverá ter uma elevada potência. Entretanto chega com tecnologia de 5nm em vez de 4.

exynos, Samsung Exynos 981, Google Tensor Samsung

Neste momento ainda não existe nenhuma resposta da Google que prefere manter o silêncio sobre o Google Tensor.

Embora o chipset seja da Samsung deve haver muitos pormenores com o dedo da Google. Especialmente no que diz respeito à inteligência artificial.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também