Como estamos fartos de dizer, devido à ajuda que a IA anda a trazer para cima da mesa na altura de capturar fotos com o seu smartphone, e na realidade também na altura de as editar, hoje em dia é muito fácil encontrar imagens na Internet que pura e simplesmente não sabe se são verdadeiras ou falsas.
Na realidade, isto já é um problema há vários anos, há várias gerações de smartphones, graças às muitas apps de edição. Mas… Em 2024… É tão fácil editar uma foto, que há sempre quem aproveite para fugir (demasiado) à realidade.
Sendo exatamente por isso que é necessária uma forma fácil, e acessível, de perceber se a foto foi ou não modificada. A Google está a tratar disso!
Google tem solução para não ser enganado pelas fotos!
Portanto, de facto, a Google é uma das maiores responsáveis pela disseminação de fotos modificadas por IA nos tempos que correm.
Afinal, os seus smartphones Pixel, e muitas das funcionalidades base do Google Fotos que está disponível na grande maioria dos smartphones Android, trouxe o IA em força para o mundo da captura de imagem, e abriu assim as portas a edições extremamente fáceis, mas ainda assim poderosas.
Na verdade, podemos também dizer que a Samsung é uma das principais responsáveis pela loucura do IA no mundo mobile. Mas, até aqui, o sistema acaba por ter como base o Gemini da Google, por isso, podemos apenas e só apontar o dedo à gigante da pesquisa para facilitar a conversa.
O que muda?
Estamos mais concretamente a falar de funcionalidades como o Editor Mágico do Google Fotos ou Galeria Galaxy, ou o mais recente “Reimaginar”, ambas a permitir criar imagens que pura e simplesmente não correspondem à realidade. Aliás, se tiver um Pixel 9 no bolso, pode pedir ao smartphone para criar imagens sozinho, o que é ainda mais estranho, e potencialmente perigoso.
Em suma, vivemos num mundo em que é necessário perceber o que é ou não é real.
Por isso, o Google Fotos vai ganhar a capacidade de identificação de imagens tocadas pelo IA.
Esta funcionalidade ainda não existe na atual versão do Google Fotos, mas já está em teste, e como tal não deverá demorar muito tempo até chegar ao mercado. Estamos a falar de algo que vai ser capaz de identificar uma imagem, e até poderá ser capaz de lhe identificar a fonte.
Por isso, se tiver dúvidas, vai existir uma forma de as dissipar!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!