Usar um Bloqueador de Anúncio (Ad-Block) não é uma novidade, é algo que já existe no mercado há mais de uma década, e que tem a popularidade que tem porque se revela extremamente útil para a vida dos utilizadores.
Porém, é também uma ferramenta que destroi a forma mais comum e mais popular de rentabilizar uma plataforma. Por isso, depois de tudo aquilo que aconteceu dentro do YouTube com os seus anúncios, a Google vai mudar a sua estratégia para outra um pouco mais agressiva.
Afinal, uma nova politica na plataforma de extensões Manifest V3 pode vir a acabar com uso de Ad-Blockers no YouTube para sempre, pelo menos no Google Chrome.
Google tem estratégia para parar com os Bloqueadores de Anúncios
Portanto, como deve saber, para começar a dissuadir os utilizadores da plataforma de partilha de vídeos YouTube. A Google começou a pausar vídeos com um aviso para desativar o bloqueio de anúncio! Depois adicionou um atraso (intencional) no carregamento dos vídeos se fosse detetado um bloqueador. Agora, depois de tudo aquilo que já foi feito, a guerra vai um pouco mais além, com a Google a meter a mira em cima dos criadores de extensões/plug-ins para o Chrome.
Ou seja, enquanto até aqui foi simples e rápido atualizar uma extensão… Com o Manifest V3 temos novas restrições para abrandar drasticamente o ritmo. Ou seja, todas as atualizações, ou pelo menos aquelas que forem feitas a conhecidos Ad-Blockers, vão ser revistas à mão.
Isto vai dar tempo ao YouTube de ajustar os seus algoritmos, transformando tudo isto num jogo de Gato vs Rato.
Será que tudo isto vai resultar num abandono ao Chrome por parte dos utilizadores? Afinal, estas novas medidas vão afetar especialmente o navegador da Google! Existe agora espaço para um aproveitamento por parte dos browsers rivais, como é o caso do Firefox.
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