Isto é muito comum no mundo da tecnologia, ver algumas fabricantes a tentar fazer algo diferente, que no fundo, é exatamente a mesma coisa que outras fabricantes rivais já fazem, e por vezes já fazem há vários anos no mesmo exato mercado.
Mas isso não significa que não exista potencial para funcionar. Temos de esperar para ver o que isto vai dar com a nova geração de smartphones Pixel. Afinal de contas, a Google decidiu “imitar” a estratégia da Samsung. Chega tarde à festa?
Google também quer smartphone Ultra. Mas aqui o nome é outro!
Portanto, além de todos os ‘leaks’ relativos aos novos Pixel 9 e Pixel 9 Pro, tudo indica que a Google quer lançar agora uma terceira versão deste smartphone, agora com o nome de Pixel 9 Pro XL. Ou seja, é uma espécie de versão Ultra, tal e qual um S24 Ultra ou Xiaomi 14 Ultra, mas com um nome mais ao estilo da Google e da sua gama de aparelhos Pixel.
Isto significa que o Pixel 9 Pro XL vai ser o aparelho mais apetrechado, mais bonito, e muito provavelmente maior e mais caro da nova gama que deverá chegar em Outubro ao mercado.
Porquê um modelo Ultra ou XL em 2024?
Isto é curioso, porque a Samsung está mesmo para acabar com o modelo “do meio” em 2024, e na verdade, a Xiaomi decidiu nem trazer o seu para a Europa nesta geração. Fica a ideia de que a Google está a apostar num cavalo cansado, e que por isso mesmo, o Pixel 9 Pro não vai vender nada de significativo. Os consumidores vão optar pelo Pixel 9, ou pelo Pixel 9 Pro XL.
Ainda assim, tudo indica que a Google quer experimentar a estratégia, de forma a oferecer algo para todos. Porém, isto também pode significar que a ideia aqui é chegar a um novo nível de preços mais próximo das rivais principais. Ou seja, o Pixel 9 Pro XL vai muito provavelmente ser mais caro face ao Pixel 8 Pro atual, aproximando-se muito do preço do iPhone 15 Pro Max e Galaxy S24 Ultra.
Uma jogada arriscada por parte da Google, porque este nunca foi o foco da gama Pixel.
Começa a ficar a ideia de que a Google está mais “gulosa” no ecossistema Android. Começa cada vez mais a ser uma rival a sério das fabricantes do costume.
O que… Bem… Também é um pouco perigoso! Será que marcas como Xiaomi, Samsung, Honor, etc… Querem mesmo ter de rivalizar com a Google, que no fundo é uma das suas principais parceiras?
Questões interessantes que temos de tentar dar uma resposta.