Google Maps Street View já permite viajar no tempo!

Esta semana o Google Street View celebra 15 anos e quando estas coisas acontecem normalmente são os utilizadores que têm direito a prendas. Logo à partida ficámos a saber que tanto nos dispositivos Android, como nos iOS, vamos poder ficar a saber como era uma determinada localização. É caso para dizer que o Google Street View ganhou uma função que nos permite viajar no tempo. Para tornar as coisas melhores, tudo pode ser visto a 360º. É de facto, muito interessante conseguirmos ver o que mudou nos últimos 15 anos.

Google Maps Street View já permite viajar no tempo!

Isto não é propriamente uma grande novidade na versão para desktop do Google Maps. No entanto, só agora está disponível nos dispositivos móveis. A Google afirma que os dados vão até à altura de lançamento do serviço em 2007. No entanto, infelizmente, nem todas as localizações permitem as mesmas viagens no tempo.

Com esta novidade aparece um botão que permite ver mais datas. Quando carregamos nele surge uma lista que dá acesso a imagens mais antigas de acordo com a disponibilidade.

Street View viajar

Entretanto há mais uma novidade mas desta vez no Street View Studio. Na prática podemos fazer o upload de várias imagens a 360 graus. Para além disso, vamos poder vê-las antes de as publicarmos. Isto para termos a certeza que tudo ficou bem.

Como se estas coisas que ficámos a saber não fossem suficientes, a Google também pretende expandir ainda mais o Street View em todo o mundo com uma nova câmara personalizável e portátil que a empresa está a testar. A empresa diz que a nova câmara tem aproximadamente o tamanho de um gato e pesa menos de 15 quilos. O objetivo é que a Google possa levá-lo a locais onde os carros tradicionais do Street View não podem ir. Ou seja vamos poder capturar locais de difícil acesso. Entretanto também será possível prender a câmara a qualquer veículo.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também