Atenção! Em breve Google pode começar a soprar as notificações!

A Google está a reimaginar a forma como interagimos com a tecnologia no ambiente que nos rodeia e isto pode levar a algo muito inovador: – as notificações ambientais. A gigante da pesquisa chama a esta experiência “Pequenos Sinais”. Algo com que tem estado a brincar deste 2019. Na prática, consiste em dispositivos que disponibilizam notificações através de uma variedade de pistas sensoriais, incluindo um sopro de ar, sombras em movimento e muito mais. Ou seja, em breve a Google pode começar a soprar as notificações.

Atenção! Em breve Google pode começar a soprar as notificações!

A propósito disto, a Google demonstrou um gadget que pode levantar ou baixar uma série de pinos individualmente ou em grupo. Há também um dispositivo que emite sons ambiente sempre que recebe uma notificação.

Na prática temos seis gadgets a fazerem parte desta coleção: Ar, Botão, Movimento, Ritmo, Sombra e Toque.

“Cada objeto tem o seu próprio método de comunicação, como através de sopros de ar ou sons ambiente”, revelou a Google. “Além disso, os seus pequenos movimentos ou controlos simples trazem os objetos à vida e fazem com que respondam à mudança de ambiente e necessidades.”

Alguns destes novos alertas também nos avisam quando recebemos uma notificação urgente. Por exemplo, o gadget Rhythm irá ajustar a sua melodia com base na “importância, urgência e tom” da informação que transmite.

Os novos conceitos querem levar as informações até nós mas de uma forma muito menos intrusiva.

Por enquanto não se sabe como é que a Google pretende implementar a experiência em alguns dispositivos compatíveis como o Google Home. No entanto, não é difícil imaginarmos um Nest Hub a soprar uma brisa fresca para chamar à nossa atenção.

Apesar desta experiência ainda se encontrar em fase inicial, a Google forneceu um tutorial que ajuda a tornar realidade muitas destas coisas.

Entretanto o que acha disto? Prefere que as notificações lhe sejam sopradas? Conte-nos tudo nos comentários.

Fonte

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também