A Samsung foi pioneira no modo optimizado para desktop no Android com o Samsung DeX. Assim permitiu aos utilizadores transformar os seus telemóveis em PCs temporários, ligando-os a um monitor/TV, um rato e um teclado. Entretanto a empresa tem vindo a melhorar consistentemente o DeX ao longo dos anos. Recentemente, introduziu uma forma de executar o Samsung DeX diretamente no ecrã de um tablet, e a Google parece ter-se inspirado nessa funcionalidade. Assim a Google já está a testar o seu próprio Samsung DeX nos tablets depois de o ter feito também nos smartphones.
Google está a testar o seu Samsung DeX nos tablets
A Google tem testado um modo de desktop semelhante ao Samsung DeX em smartphones, permitindo uma experiência de computador quando se liga o equipamento a um monitor ou TV. No entanto, a função ainda não chegou. Isto porque a Google a está a melhorar. Dito isto, novos indÃcios sugerem que o modo de ambiente de trabalho da Google para dispositivos poderá ser executado diretamente no ecrã de um tablet.
Mishaal Rahman (Android Authority) detectou um botão “Desktop” no menu Recentes do Android 15 Beta 4.1 após desbloquear o Modo Desktop. Quando entra no modo multitarefa e toca no menu suspenso pode ver a opção ‘Desktop’. Ao escolher essa opção, a janela da aplicação transforma-se numa janela de forma livre que se pode maximizar, mover ou redimensionar livremente. Também se pode encaixar em qualquer metade do ecrã do tablet.
Esta nova interface de utilizador é semelhante ao novo modo DeX da Samsung. Tem uma barra de tarefas dedicada onde pode fixar as suas aplicações favoritas ou importantes. As aplicações optimizadas para tablet abrem no modo de painel duplo no modo de ambiente de trabalho. Além disso, pode utilizá-lo com um teclado e um rato para melhorar a sua produtividade.
Embora o Modo Desktop do Google não seja tão polido quanto o Samsung DeX, pode melhorar quando a Google lançar a versão estável do Android 15 nas próximas semanas. Se isso acontecer, ficará provado que a Samsung trouxe algo original e útil há anos atrás.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!