Google quer que o Maps abra as portas para outro tipo de jogos!

Aparentemente, a Google está agora a abrir as portas da API do Google Maps para Android de forma a chamar os developers de aplicações e especialmente de jogos… Em suma, a gigante responsável pelo SO Android quer abrir as portas da sua plataforma de navegação, para por sua vez conseguir abrir as portas a jogos que consigam tirar partido de toda esta tecnologia!

Portanto, ao mesmo tempo que falou do crescimento da plataforma Maps, a Google também mencionou que já tem 10 jogos em carteira desde que a API foi lançada. Um lançamento que aconteceu em 2018, por isso, 10 jogos não é realmente nada de especial. Contudo, a Google afirma que estes míseros 10 jogos são jogados regularmente por mais de 11 milhões de jogadores por mês. Ou seja, o potencial está todo lá!



Google quer que o Maps abra as portas para outro tipo de jogos no telemóvel!

O que é a plataforma Google Maps?

Muito resumidamente, a Plataforma que dá vida ao Google Maps, poderá ser aproveitada por developers de apps e jogos, para tirar partido dos dados de mapeamento em tempo real da Google. Em suma, é possível criar jogos do mesmo tipo de Pokémon Go. (Curiosamente, a Niantic usa a sua própria plataforma, mas no início, tudo começou com o Maps API.)

Como é que isto poderá ter utilidade no mundo dos jogos?

Pois bem, permite a utilização de Overlays AR, ou simples implementação de objetos 3D em localizações reais. Similarmente, é também possível utilizar os dados de mapeamento para seguir o movimento do jogador, para que este posso visitar localizações criadas pelo motor de jogo em tempo real. (Algo que já foi feito no jogo Ingress)

A Google não está apenas a oferecer o SDK e acesso ao Maps

A gigante da pesquisa também explicou mais algumas coisas extra que o Maps API traz para cima da mesa.

Assim, a plataforma será capaz de apontar localizações no mundo real aos developers dos jogos, de forma a que tudo corra bem na implementação. Além disso, a Google também oferece a funcionalidade de ‘Mixed Zoom’. Que deverá ter impacto na jogabilidade consoante a distância do jogador às texturas do jogo.

Mas mais interessante que tudo isto, será possível seguir outros jogadores, dar ‘vida’ a NPCs, fazer missões em grupo, ou simplesmente deixar recursos escondidos para os seus parceiros de jogatana.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também