Isto acaba por ser curioso, ao fim ao cabo, a Google quer tornar os ‘cookies’ de terceiros obsoletos, para aumentar a segurança e privacidade dos utilizadores na Internet. Sim… Estamos a falar de uma empresa que até sabe quando você vai à casa de banho, a querer aumentar a sua privacidade e segurança na web.
Google quer ‘matar’ as Cookies para aumentar a privacidade e segurança!
Portanto, parece que a Google quer dar mais uma facada nas agências publicitárias, que precisam da informação que as ‘cookies’ oferecem, como de pão para a boca. No entanto, como a própria Google vive de anúncios publicitários, é possível que isto até seja positivo para todos nós.
Ao fim ao cabo, ainda ontem falámos disto, visto que a Apple também aumentou a privacidade dos utilizadores do Sistema Operativo iOS que dá vida ao iPhone, o que acabou por ter um forte impacto no mundo dos anúncios publicitários dependentes da localização dos consumidores. Mas a Google quer fazer as coisas de forma diferente… Ao pedir a ajuda de todos!
Dito isto, a gigante da pesquisa afirma que deseja garantir que os marketers continuem a conseguir gerar receitas, apesar das informações dos utilizadores ficarem privadas. Para isso, a Google está a planear terminar com o suporte a cookies de terceiros no Chrome nos próximos dois anos. Ora leia:
“Depois de um diálogo inicial com a comunidade web, estamos confiantes numa iteração continuada, e preservação de privacidade na utilização de mecanismos abertos como o ‘Privacy Sandbox’, oferecendo uma internet com anúncios sem cookies de terceiros. No entanto, não conseguimos chegar lá sozinhos, por isso, precisamos que o ecossistema trabalhe nestes propostas.”
Curiosamente, tanto o Firefox como o Brave já bloqueiam ‘cookies’ de terceiros! No entanto, a Google sempre disse que isto seria mau para o utilizador a médio/longo prazo.
Ao fim ao cabo, o bloqueio de ‘cookies’ sem uma alternativa viável para que os anúncios continuem a ser apresentados, é mau para a Internet. Aliás, isto é terrível para a própria Google, que tem nos anúncios publicitários uma excelente fonte de receita.
Em suma, temos de esperar para ver o que irá sair daqui! Uma coisa é certa, um aumento de privacidade e segurança é sempre positivo. Mas a que custo? Como é que a coisa irá funcionar?
Entretanto, os primeiros testes deverão começar no fim do ano de 2020.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!