Os consumidores trocam cada menos de smartphone, e como tal, dão cada vez mais valor ao suporte via software que as fabricantes oferecem em cada um dos seus produtos.
É exatamente por isso que a Apple garante pelo menos 5 anos de atualizações para o seu iOS, isto enquanto o lado Android se começa a aproximar cada vez mais dos 4~5 anos, dependendo da fabricante. (Samsung e Xiaomi são das que mais apostam nesta vertente).
Pois bem, a Google começa a olhar para os 4/5 anos como algo insuficiente. Por isso, os novos Pixel 8 vão trazer 7 anos de atualizações de software. Incrível.
Google quer Android com 7 anos de atualizações!
Portanto, ao que tudo indica, nem estamos apenas a falar de atualizações de segurança. Estamos a falar de 7 anos de atualizações de segurança e também de acréscimo de funcionalidades.
Algo nunca antes visto no mercado, mas que vai certamente empurrar as grandes fabricantes do mundo Android a fazer algo similar. Afinal de contas, os aparelhos Pixel servem para indica a todo o mercado aquilo que o Ecossistema Android deve ser realmente capaz de oferecer.
Claro que além das atualizações, é imperativo resolver o tempo de espera que cada utilizador tem de arcar antes de instalar uma qualquer nova versão. O Android continua muito dependente do desenvolvimento de cada fabricante, o que acaba por tornar todo o processo demasiado lento e pouco eficiente. Já tivemos muita conversa à volta de uma “Core” que a Google poderia atualizar sozinha, com a parte da interface a ficar a cargo das fabricantes. Mas, pelo menos até aqui, ainda não se viu grande coisa.
Dito isto, é muito provável que os novos Pixel 8 cheguem a Portugal. Interessado? Comprava?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!