Desde que a Microsoft começou a lançar a atualização do Windows 10 de maio de 2020, a gigante da tecnologia afirmou que encontrou uma forma de resolver o problema da utilização de memória RAM por parte dos browsers baseados em Chrome. A correção chama-se Segment Heap. Está agora incluÃda no Microsoft Windows 10 e deve ajudar a reduzir a utilização de memória com algumas aplicações, como o Google Chrome e o Edge.
Google quer ajuda da Microsoft para resolver problema no Chrome
O Segment Heap é uma melhoria técnica que reduz a utilização geral de memória por parte das aplicações. Dito de outro modo, é uma coisa que os programadores têm mesmo de usar nas suas apps. A Microsoft, por exemplo, está a fazê-lo no browser Edge baseado no motor Chromium.
Os testes internos da Microsoft registaram uma redução de 27% no uso de memória do Edge. Claro que também se podem esperar algumas melhorias no Chrome se a Google for capaz de implementar esta novidade.
De acordo com uma informação do Chromium que vimos no inÃcio deste ano, a Google também pretendia adotar esta tecnologia para o Chrome. No entanto, a Google esclareceu posteriormente que afinal isto não estaria presente nas versões futuras, inclusivamente no Chrome 85.
A Google disse que o Segment Heap reduziu o uso de RAM por parte do browser, mas também acabou por causar graves problemas no desempenho, incluindo uma alta utilização do CPU.
Para resolver tudo isto, a Google necessita de ajuda da Microsoft. É que para o Chrome funcionar da melhor forma possÃvel é necessário que a Microsoft concordasse em adicionar uma função ao Windows.
Claro que isto é algo que vai demorar bastante e eventualmente a Microsoft pode não ter vontade de o fazer.
Mas será que isto significa que não teremos a atualização de poupança de memória do Google Chrome em breve?
A Google ainda está a fazer testes adicionais com o Segment Heap e a Microsoft também pode ajudar o gigante dos motores de busca a executar mais testes. Assim, se tudo correr bem até pode ser que esta novidade chegue em breve.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!