A Google é proprietária das duas aplicações de navegação mais populares do mundo e, para muitas pessoas, isto não faz sentido. O Google Maps e o Waze são considerados duas aplicações semelhantes com o mesmo objetivo. Assim a sua fusão numa única oferta tudo-em-um seria a escolha lógica. A Google tem estado em silêncio mas definitivamente algo se está a passar. Prova disso são as sucessivas integrações que estão a surgir. Agora a Google pode ter dado uma pista sobre o fim do waze.
Google pode ter dado uma pista sobre o fim do Waze
Agora que tanto o Google Maps como o Waze disponibilizam as informações de incidentes, a Google decidiu adotar a abordagem mais óbvia (o que alimenta a especulação de que uma fusão ainda é possÃvel). Dito isto, as informações de trânsito do Waze estão a chegar ao Google Maps, uma vez que a Google pretende tirar o máximo partido da enorme comunidade do Waze para potenciar as novas capacidades da sua principal plataforma de mapas.
Se tem acompanhado de perto o sector da navegação, provavelmente sabe que muitas empresas tentaram copiar o sistema de relato de acidentes do Waze. A Apple é o maior nome. É que o Apple Maps foi atualizado com a capacidade de fixar perigos no mapa utilizando crowdsourcing como parte do lançamento da experiência detalhada da cidade.
No entanto, a funcionalidade ainda não ganhou força.
A comunicação de incidentes no Apple Maps tem registado uma fraca adoção, principalmente porque a Apple não lançou a experiência em mais regiões.
A Google quer evitar o mesmo problema no Google Maps. A empresa precisa de informações de trânsito no mapa e, como a funcionalidade ainda é nova e os utilizadores ainda não a descobriram, quer preenchê-la com dados importados do Waze. Isto faz todo o sentido porque o Waze é um monstro de dados, e trazer estes relatos de trânsito para o Google Maps resolve um dos maiores desafios de uma nova funcionalidade. Ao mesmo tempo, também resolve a lacuna da funcionalidade e fornece aos utilizadores mais uma razão para utilizarem o Google Maps. Para algumas pessoas, é uma razão sólida para abandonar o Waze e adotar o Google Maps.
Entretanto a Google diz que o Google Maps vai começar a apresentar relatos de trânsito, tais como obras na estrada, encerramento de faixas, objetos na estrada e radares de trânsito de ambas as aplicações. Isto significa que o Google Maps irá mostrar os perigos de trânsito comunicados pelos utilizadores do Google Maps e do Waze. Curiosamente, o Waze não apresentará os relatos do Google Maps, mantendo-se fiel às informações enviadas pela sua comunidade.
Para tornar mais claro quem colocou um perigo de trânsito no mapa, o Google Maps também mostrará a aplicação onde a informação foi submetida.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!