Ao que tudo indica, em Março, a Samsung avisou que, apesar da sua parceria em vários campos daquilo que é o mundo mobile, existem planos dentro da empresa que podem implicar um abandono do motor de pesquisa da Google nos smartphones Galaxy, de forma a arranjar espaço para adotar o Bing da Microsoft. De quem é a culpa? Bem, é da Inteligência Artificial!
Samsung quer dizer adeus ao Google nos seus smartphones Galaxy. O fim de uma era!?
Antes de mais nada, há que dizer que isto Ă© muito estranho, porque a Samsung nunca esteve tĂŁo prĂłxima da Google como nos Ăşltimos anos. Mas, ao que tudo indica, nem as grandes “amizades” ou “parcerias” sĂŁo capazes de aguentar falhas crĂticas no desenvolvimento de tecnologias ‘next-gen’.
Afinal, esta troca do motor de pesquisa no mundo Samsung Galaxy deve-se apenas e sĂł ao facto de a Google nĂŁo estar a conseguir acompanhar as rivais diretas no mundo do IA.
Sim, a Google até está a investir forte e feio na Inteligência Artificial, com pelo menos 4 ferramentas prestes a chegar ao mercado. Mas, em termos de avanço e implementação de funcionalidades, a Microsoft está bastante mais à frente, e por isso mesmo, a Samsung está muito tentada a começar a implementar o Bing nos seus aparelhos.
Uma jogada que pode causar muitos danos Ă Google, visto que a Samsung Ă© inegavelmente a fabricante mais importante do mundo Android.
Dito tudo isto, se a Samsung abandonar o motor de pesquisa Google, para ir buscar muitas e novas funcionalidades para o seu ecossistema, não irá a Apple logo a seguir?
É uma questão extremamente interessante! Porém, temos também de ter um pouco de cabeça. Obviamente que tudo isto pode servir apenas para meter alguma pressão em cima da Google, visto que tanto a Samsung como a Apple estão sob contrato, e são obrigadas a usar o motor de pesquisa da gigante Norte-Americana nos seus smartphones. (Contratos valorizados em 23 mil milhões de dólares!)
Mas, ou a Google começa a mudar o rumo das coisas, ou o seu domĂnio no mundo da pesquisa pode ser os dias contados. Uma coisa Ă© certa, vamos ter novidades na Google I/O 2023