Google Play Store pensa cada vez mais nos wearables e não só

A Google tem estado a mexer em várias aplicações e nem tão pouco o Google Play escapa. Aliás faz todo o sentido que a gigante dos motores de busca mexa na sua loja. É a porta de entrada para todas as apps Android. Agora e depois de um novo design na versão web que está muito mais disponível há outra novidade que dá muito jeito. Dito isto, chegou agora uma secção à Google Play que mostra de imediato qual a compatibilidade de uma aplicação com os dispositivos que temos ativos. Isto só prova que a Google Play Store pensa cada vez mais nos wearables e não só.

Google Play Store: a aposta nos wearables e Android Auto vai continuar a aumentar

Assim quando abrimos agora a secção sobre esta app vemos uma listagem das funções e na parte final a compatibilidade com os dispositivos ativos. A Google explica como tudo funciona.

Google Play Store wearables

“Esta secção mostra-lhe se esta aplicação funciona nos seus dispositivos. Só verá dispositivos que estejam ligados à sua Conta Google e que tenham estado ativos nos últimos 30 dias”.

O smartphone surge em primeiro e a isto junta-se o nome do dispositivo. Depois temos também a parte dedicada aos relógios Wear OS e ao Android/Google TV.

Temos também outras secções para além da compatibilidade como o tamanho do download e o sistema operativo necessário.

É verdade que neste momento há alguma sobreposição com a informação da App, mas essa secção é claramente mais generalizada. Seja como for o objetivo desta alteração por parte da Google foi tornar tudo mais fácil de utilizar. Ou seja, percebermos com rapidez se uma app que comprámos ou queremos comprar funciona num dispositivo que temos.

Isto mostra bem que o Google Play é agora uma loja muito mais transversal. Ou seja, já não está apenas centrada em smartphones e tablets. Lembro que o desenvolvimento de aplicações wearable está a evoluir e a adoção do Android Automotive vai continuar a crescer nos próximos anos. De facto, assim até ficamos a conhecer logo a compatibilidade com os wearables.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também