Google Play Store: se tem estas aplicações Android remova-as já!

A Google Play Store foi novamente invadida por malware Android. Os investigadores da Check Point descobriram, de facto, o resto de duas ameaças na loja da Google. O Joker, um perigoso spyware e também o Haken que é uma forma de adware. Como os próprios nomes indicam, o primeiro espia o utilizador enquanto o segundo enche o smartphone de publicidade.

Google Play Store: se tem estas aplicações Android remova-as já!

Esta não é a primeira vez que o Joker ataca os utilizadores. Lembramos que em setembro esta ameaça infectou 24 aplicações na Google Play Store. Menos de três meses depois voltou a aparecer no código de uma nova aplicação.

A Check Point avisa que esta ameaça foi novamente identificada na Google Play Store! Ainda por cima, está presente em apps que foram descarregadas mais de 130 mil vezes. Isto é sem dúvida muito grave e pode sair muito caro aos utilizadores. É que o Joker é capaz de subscrever as vítimas em diversos serviços pagos sem o conhecimento dos mesmos.

Para além disso, nas últimas semanas, a Check Point também descobriu a existência de um novo malware na Google Play Store chamado Haken. Assim, este malware tem apenas como objetivo obter lucros através de publicidade empurrada à força para os utilizadores.

Escondida em 8 aplicações da Play Store, esta ameaça coloca os smartphones dos utilizadores muito lentos e com a bateria a gastar-se muito depressa. Isto é normal.

Google Play Store:

Aqui está a lista das aplicações Android contaminadas:

Kids coloring
Compass
qrcode
Fruits coloring book
Soccer coloring book
Fruit jump tower
Ball number shooter
Inongdan
Reyflow Phote
Mely Wpaper
Landscape Camera Plus
Vail SMS Plus

Entretanto, a Play Store deverá remover estas apps nas próximas semanas. Assim, como habitualmente, a Check Point aconselha os utilizadores a lerem sempre os comentários antes de instalar uma determinada app. É que em muitos casos as pessoas alertam para problemas com essas apps que podem causar muitas chatices a quem as instalar.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também