Quando uma ameaça chega à Internet continua a estar sempre presente nos mais variados dispositivos. Foi por esse motivo que o site Andro4all lançou o alerta para um relatório de segurança da Trendmicro que fala pelo menos de nove aplicações muito populares que estiveram disponíveis na Google Play Store e que apesar de já terem sido eliminadas ainda estão presentes em muitos dispositivos. Veja a lista que disponibiizamos no final deste artigo e se for caso disso apague já!
Alerta Google Play Store: verifique já se tem estas nove aplicações!
O grande problema nestas nove aplicações é que há um código malicioso no interior que permite aos atacantes obter acesso remoto aos dispositivos. Ou seja, conseguem controlar o smartphone. Mas estas ameaças fazem ainda mais. Subscrevem os utilizadores em serviços falsos mas que podem custar muito dinheiro ao final do mês. Para além disso mostram publicidade e ainda podem descarregar outras ameaças.
Mas há outro pormenor. É que este malware ainda tentava forçar a publicação de críticas positivas para que as pessoas descarregassem estas apps.
As aplicações em questão tiveram mais de meio milhão de downloads. O motivo de gerarem tanto interesse é porque estas ameaças se fazem passar por apps de otimização. Muitas delas serviam para limpar a memória.
Aplicações bem disfarçadas
Segundo a Trendmicro, quando se executava uma das aplicações infetadas, o utilizador não se apercebia de nada. Tudo porque corria ao mesmo tempo uma atividade transparente que ocultava o verdadeiro conteúdo.
Vamos então à lista de aplicações
Hoje em dia é preciso termos muito cuidado com as apps que colocamos no smartphone. De facto, as ameaças estão em todo o lado. Assim uma app mal escolhida pode levar-nos a grandes problemas.
Assim escolham muito bem o que instalam no smartphone para não haver quaisquer surpresas.
Tinha alguma destas apps no seu smartphone? Conte-nos tudo nos comentários.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!