Google Play Store: é a maior mudança de sempre a instalar apps!

As aplicações estão cada vez maiores e isto acaba por ter interferir com os recursos disponíveis nos smartphones e também nos planos de dados. É que quando não temos uma rede Wi-Fi por perto e temos de utilizar apenas a nossa rede 4G para descarregarmos jogos ou aplicações as coisas podem-se complicar. Recentemente a Google tentou resolver este problema com algo chamado App Bundles. Na prática, é a possibilidade dos programadores desenvolverem várias versões das suas aplicações conforme os smartphones a que se destinam. Depois a Play Store encarrega-se de disponibilizar o que for correto para cada equipamento. Agora tudo vai ficar ainda melhor para quem quer instalar apps através da Google Play Store. Tudo graças a uma coisa chamada otimização da instalação de uma aplicação e a ideia é realmente inovadora.

Google Play Store: é a maior mudança de sempre a instalar apps!

Vou tentar explicar isto de uma forma mais ou menos simples. Se joga FIFA na PlayStation, por exemplo, já reparou que quando corre o jogo pela primeira vez temos a possibilidade de fazermos uma partida enquanto outros conteúdos são descarregados. Ou seja, o jogo está funcional mas ainda não contém tudo, dado que ainda se está a fazer download do resto. Ora é mais ou menos isto. Mas vamos agora aplicar este conceito às apps para ainda perceber melhor e o site 9to5Google até já encontrou documentos que explicam tudo.

na Play Store, Novidade na Play Store

Ora quando abrir uma app pela primeira vez, a Google verifica quais as partes da aplicação que utiliza logo e aquilo que só vai usar depois. Por exemplo, quando descarrega o Instagram pela primeira vez, vai utilizar os primeiros minutos a definir o perfil e a encontrar amigos. Se este for o caso para um número significativo de utilizadores, então a Play Store vai descarregar em primeiro lugar essa parte da app, deixando o resto desinstalado até que queira utilizar essas funcionalidades ou quando a ligação ficar melhor. Por exemplo, vai haver a possibilidade de se descarregar parte numa rede 4G e o resto quando estiver ligado a uma rede Wi-Fi.

Esta análise de dados não só é positiva para a questão dos downloads mas também para a gestão de recursos no seu smartphone.

Assim, em vez de abrir toda a aplicação na memória, o smartphone pode carregar apenas as partes que utiliza mais. Isto vai reduzir a carga no processador e a quantidade de memória necessária.

Tudo isto é feito através da política de privacidade atual. Assim, não se usam quaisquer informações pessoais suas. Para explicar melhor e pegando no caso do Instagram, a Google não vai analisar os posts que colocar, nem as stories. O que vai fazer é apenas perceber se está a utilizador apenas o Instagram para ver coisas em vez de mexer com filtros e outros add-ons. No fundo é personalizar o que está imediatamente acessível, de acordo com o que a pessoa costuma fazer.

Button mapper 6

Entretanto quando esta novidade que está em preparação estiver disponível, pode optar por não fazer parte do processo. Neste caso só terá de aceder à Play Store e desativar esta funcionalidade. Mas ainda assim vai continuar a poder beneficiar dos downloads mais rápidos. A questão é que o seu feedback não será tido em conta e será apenas baseado no que outras pessoas fazem.

De facto, instalar apps através da Google Play Store vai ser muito melhor!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também