Se são como eu, eventualmente gostam de explorar a Play Store à procura de novas aplicações para os mais determinados fins. Depois desta busca, umas ignoramos e outras optamos por instalar. O problema é que por vezes e sem darmos conta abrimos a porta a apps verdadeiramente perigosas. Depois pode ser uma carga de trabalhos deixarmos o nosso smartphone limpo e sem ameaças. Normalmente as apps perigosas usam disfarces para que as pessoas as instalem, sem desconfiar. Ora as mais recentes ameaças fazem-se passar por apps de fotografia na Play Store e já contam com milhares de instalações.
Alerta Google Play Store: apague agora mesmo estas apps!
Nos últimos meses um grupo de investigadores de segurança descobriram um conjunto de apps na Play Store que não pode mesmo instalar. Na prática são 19 que injectam publicidade no smartphone da vÃtima, atrasando-o e levando a uma enorme redução na duração da bateria. Neste momento já foram removidas da loja de Apps mas continuam instaladas nos equipamentos. É por isso que tem de verificar já o seu smartphone.
Estas aplicações têm algo diferente das outras e por isso muitas pessoas pensam que nem sequer as instalaram. É que quando estão a ser instaladas, surge um aviso a dizer que ocorreu um problema na instalação. Depois o Ãcone desaparece. Assim a pessoa pensa que ela não está no smartphone, mas na realidade está.
Estas ameaças não roubam dados do utilizador. No entanto, dão cabo da utilização do smartphone. Somos bombardeados com publicidade que depois nos redireciona para portais suspeitos e esses sim, até podem tentar apoderar-se dos nossos dados.
Ora na lista estão estas apps que deve remover agora mesmo, Auto Picture Cut, Color Call Flash, Square Photo Blur, Square Blur Photo, Magic Call Flash, Easy Blur, Image Blur, Auto Photo Blur, Photo Blur, Photo Blur Master, Super Call Screen, Square Blur Master, Square Blur, Smart Blur Photo, Smart Photo Blur, Super Call Flash, Smart Call Flash, Blur Photo Editor, Blur Image.
Olhando para os nomes parece haver im tema em comum entre estas apps, conforme já tinhamos referido. Dizem todas respeito a editores de fotografia cujo objetivo principal parece ser o efeito de desfocagem.
Uma vez que o Ãcone não aparece, deverá removê-las a partir das definições do smartphone. Para isso, aceda a essa secção e posteriormente carregue em aplicações. Depois novamente em aplicações e na barra de pesquisa logo acima procure pelos nomes que referimos. Sempre que for encontrada alguma remova-a de imediato.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!