Google Play Protect dá a machada final na aplicação do AnTuTu

O AnTuTu é uma aplicação de testes de desempenho muito popular. De facto, é tanto que muitos fabricantes a utilizam nos seus resultados de referência para mostrarem o poder dos seus dispositivos. No entanto, preocupações ligadas à segurança levaram a Google a remover todas as aplicações AnTuTu da Play Store no início deste ano. Agora, a Google foi ainda mais longe. Dito isto, começou a impedir que a aplicação seja carregada de outra forma.

Google Play Protect AnTutu

Google Play Protect dá a machada final na aplicação do AnTuTu

Se tentar carregar a aplicação do AnTuTu com sideload, o Google Play Protect Services vai avisar que esta aplicação pode recolher dados que podem ser usados para o seguir. Claro que neste momento, os utilizadores podem optar por instalar esta app mesmo com o aviso. No entanto, há especulações que a instalação possa ser impedida no futuro. O aviso de segurança do Play Protect é revelado quando tentamos instalar as versões 8.3.9 e 8.3.5 desta app. Ainda assim, o AnTuTu continua a estar listado na App Store da Apple.

Entretanto, tem vindo a ser relatado que se visitar o site do AnTuTu através do Google Chrome, receberá um aviso de segurança de que o site contém aplicações perigosas que podem recolher dados que podem ser usados para identificar os utilizadores.

Entretanto, o AnTuTu ainda não emitiu uma resposta a esta questão. Em março, quando as aplicações foram retiradas da Play Store, o fabricante emitiu uma declaração referindo que não eram propriedade da Cheetah Mobile, um programador cujas aplicações violaram as políticas da Play Store várias vezes e tiveram de ser retiradas. Quando houver uma declaração oficial, atualizaremos o artigo.

No entanto, olhando para tudo isto que se está a passar, talvez seja boa ideia não instalar para já esta aplicação. É que como diz o ditado, verdade ou não, onde há fumo há fogo.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também