Google Pixel: Existe alguma razão para não ser mais popular?

Caso não se lembre, fizemos uma grande “festa” quando os smartphones Pixel foram finalmente lançados de forma oficial em Portugal em 2023. Isto na altura do lançamento dos Pixel 8. Entretanto, ao que tudo indica, estamos prestes a dar as boas vindas à gama Pixel 9 dentro de alguns dias (13 de Agosto).

Porém, a realidade é que o nome Pixel ainda não tem o mesmo peso que outras gamas conseguem ter no mercado Europeu, especialmente no mercado Português. O que levanta uma questão interessante… Porquê?

Afinal de contas, a Google é gigantesca e já está dentro da nossa vida há décadas. É falta de confiança? É falta de quê?

Google Pixel: Existe alguma razão para não ser mais popular?

Google Pixel 8a, 8a, pixel

Portanto, apesar do facto de até sermos consumidores prontos a adotar novas tecnologias em Portugal, a verdade é que continuamos a ser humanos. Como tal, apresentamos a mesma tendência de resistência à mudança que todas as outras pessoas espalhadas pelo planeta Terra.

De forma mais concreta, os consumidores gostam de ficar “agarrados” a certas marcas, ou gamas de produtos! Algo que por vezes até levanta alguns pontos de preocupação, especialmente quando existem discussões na Internet de quem tem o melhor telemóvel ou ecossistema! Mas isso é uma conversa para outro dia…

A realidade é, apesar do facto de a Google ser a principal responsável pelo ecossistema Android, de ser extremamente popular no nosso mercado, e de até andar a lançar smartphones há vários anos, o nome Pixel ainda é algo muito recente na cabeça dos consumidores.

Sim, é verdade que antes dos Pixel já existiam os Nexus, mas esses aparelhos eram vendidos em quantidades muito baixas, quase sempre só para entusiastas. Aliás, a grande maioria dos consumidores “normais” ainda não sabe que a Google produz smartphones, e que já os lança em Portugal.

Essa é uma luta que a Google vai ter de dar tudo o que tem, ao longo das próximas gerações, com muito marketing, e muitos lançamentos de produtos de qualidade.

Google Pixel, Pixel 9
Pixel 9

Depois existe um outro problema… Os smartphones Google Pixel, apesar do facto de agora serem muito interessantes, e de discutivelmente já serem capazes de ombrear com os restantes topo de gama do mercado… A realidade é que a Google andou a lançar smartphones baseados em hardware “fraco”. Isto apenas e só para mostrar o que conseguia fazer com o software.

Mais concretamente, a Google andou a vender smartphones baseado em hardware fraco ou mais antigo, enquanto todas as outras andavam a apostar no melhor que havia para oferecer. Passou uma imagem de gama baixa, ou gama média!

Além da estratégia estranha, que apenas começou a mudar no ano passado, e deve mudar mais um pouco em 2024, a Google também teve “medo” de lançar os seus smartphones de forma massificada. Os Google Pixel chegavam em poucas unidades, a um número limitado de regiões. A Google habituou os consumidores a não ter acesso aos aparelhos Pixel, isso também vai demorar a corrigir.

  • Nota: O que até fazia sentido na altura. Porque a Google não tinha vontade de “irritar” as suas parceiras. Algo que parece estar a mudar agora, naquilo que é uma Google que quer roubar quota de mercado à Samsung, Xiaomi, Oppo, Honor, etc…

Qual é a solução?

A Google precisa de desenvolver smartphones incríveis, com capacidades que não existem nas alternativas das outras marcas, a preços que façam sentido para o consumidor. É preciso corrigir os “erros” do passado.

Mas, não se engane, os aparelhos Pixel estão cada vez melhores, mais capazes, mais inteligentes, e além de tudo isto, são os únicos aparelhos do mercado a oferecer uma experiência Android realmente limpa. Aliás, são os únicos do mercado a oferecer a experiência Android que a Google acha mais correta. Agora com muita IA à mistura.

Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião acerca de tudo isto na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também