Depois de tantos leaks e rumores, os novos Google Pixel foram anunciados ao mundo no dia 7 de Maio. Com os Google Pixel 3a e Pixel 3a XL já disponÃveis para aquisição, eis que a iFixit decidiu abri-los para verificar com seria a reparação.
Google Pixel 3a tem uma grande vantagem conforme revela o conhecido site iFixIt!
Na classificação que diz respeito à capacidade de reparação, a gama Pixel 3a conquistou 6 pontos em 10. Isto significa que é bastante fácil de reparar. Para quem não sabe, os 10 pontos significam que o smartphone é fácil de arranjar.
Isto é sem dúvida muito interessante. É que hoje em dia não é fácil reparar os smartphones. Isto porque os componentes são cada vez mais pequenos e há a necessidade de incluir vários no mÃnimo espaço possÃvel. Ora o facto do Pixel 3a ter conseguido 6 pontos distingue-o da maioria da concorrência.
A abertura do smartphone revela que a maioria dos componentes é modular. Dito isto, podem ser facilmente substituÃdos quando retiramos o ecrã.
No entanto, a equipa do iFixit refere que o ecrã possui um adesivo de espuma que torna o processo de abertura mais complicado.
De facto, este componente nunca é muito fácil de remover. Isto, pelo menos, nos equipamentos da atualidade. Há alguns anos era tudo bem mais fácil. No entanto, os dispositivos também eram muito mais grossos. Isto explica porque tudo era mais simples.
Logo a seguir ao ecrã chega a bateria. Ela está presa por outro adesivo que é muito mais fácil de retirar. Já agora, os únicos parafusos dentro dos novos smartphones Pixel são os fixadores T3 Torx standard. Ou seja, vemos necessitar de chaves especiais.
Ao nÃvel de dificuldades, o relatório refere que a principal questão é uma infinidade de cabos de fita muito longos e finos que estão ligados aos componentes internos do smartphone. Ora isto pode levar a rasgos acidentais quando se está a tentar reparar o equipamento.
Outro aspeto assinalado pelo iFixit é que ambos os ecrãs pertencem à Samsung. Já o armazenamento flash e RAM vêm da Micron. Estes dispositivos vêm com o chip de segurança Titan M do Google, além de uma porta USB-C modular.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!