Quando surgiram as primeiras renderizações CAD da gama Pixel 10, houve uma revelação inesperada. Trata-se da possibilidade de o modelo base do Pixel vir com uma terceira câmara. Agora, o site Android Authority confirmou que o Google Pixel 10 “normal” contará mesmo com uma nova câmara, e já se conhecem também as especificações das câmaras.
Google Pixel 10 recebe uma nova câmara mas faz cedências
Já tinham sido relevadas as especificações das câmaras de toda a linha Pixel 10. Contudo, o que mais chama a atenção é o que se passa com o modelo standard. Desde o Pixel 6, a Google tem mantido uma configuração com duas câmaras principais, mas este ano a marca resolveu mudar essa estratégia.
O Pixel 10 passará a incluir uma lente teleobjetiva. Isto além da câmara principal e da ultra grande angular. Esta nova teleobjetiva é o sensor Samsung 3J1 de 11MP, o mesmo utilizado no Pixel 9 Pro Fold. Segundo informações partilhadas pela informadora Kamila Wojciechowska. Entretanto a inclusão de uma terceira câmara poderá ter levado a empresa a fazer alguns ajustes, tanto em termos de custo como de espaço físico.
Pelo que tudo indica, a Google irá recorrer a sensores mais pequenos para a câmara principal e para a ultra grande angular. O sensor Samsung GNV de 50MP, presente no Pixel 9, troca-se pelo Samsung GN8, também de 50MP. Já a lente ultra grande angular passará do sensor Sony IMX858 de 48MP para um Sony IMX712 de 13MP. Estes sensores não são inéditos. São os mesmos utilizados no Pixel 9a. A câmara frontal também se altera, passando a usar o Samsung 3J1 de 11MP, em vez do Sony IMX712 de 13MP.
Com estas mudanças, é provável que o desempenho, sobretudo em ambientes com pouca luz, sofra algum impacto. Ainda assim, a Google poderá compensar essas limitações com melhorias no processamento de imagem através de algoritmos e modelos de inteligência artificial.