Google está a perguntar aos utilizadores sobre a partilha de dados

A Lei dos Mercados Digitais (DMA) da Comissão Europeia chegou para travar as práticas comerciais anticoncorrenciais da Big Tech no continente. Já sabemos como é que a Google vai cumprir a lei, que entra em vigor a 6 de março de 2024. A empresa já anunciou várias medidas, incluindo a possibilidade de os utilizadores desvincularem determinados serviços Google. Estamos agora a ter a primeira ideia de como a Google irá notificar os consumidores sobre a desvinculação de um ou mais produtos. Logo à partida já começaram as perguntas da Google sobre a partilha de dados.

Google está a perguntar aos utilizadores sobre a partilha de dados

Um banner que apareceu ao editor do site AndroidPolice, Manuel Vonau, pergunta aos utilizadores se querem manter os sete serviços Google ligados. Entretanto há opções para mergulhar diretamente no assunto com o botão Escolher agora, enquanto a segunda opção diz Pergunte-me daqui a uma semana. Assim ao escolher a primeira opção, abre-se uma lista dos serviços que podem ser desvinculados, seguida de pormenores sobre o motivo destas alterações.

No entanto, a secção “O que não muda”, na parte inferior da página, deixa algumas perguntas sem resposta. Na altura em que a Google publicou uma página de apoio que descrevia em pormenor algumas destas alterações futuras na UE, referia que alguns dados podiam continuar a ser partilhados entre os serviços não ligados para evitar fraudes, spam, etc., e “para cumprir a lei”, sem fornecer mais pormenores sobre o que isto significa.

Entretanto, da mesma forma, este aviso/banner que surgiu recentemente também vem com algumas incógnitas sobre a partilha de dados, mesmo que os serviços estejam desvinculados. Entretanto “mesmo que não estejam ligados, os serviços da Google podem sempre partilhar dados entre si para evitar fraudes e abusos, para o ajudar a concluir tarefas e para outros fins”. Não é claro o que a Google quer dizer com “outros fins específicos” neste contexto.

Mais abaixo na página, há informações sobre como as escolhas se podem modificar a partir das contas Google dos utilizadores. Entretanto isto com o esclarecimento de que estas alterações só entrarão em vigor a 6 de março. Assim os utilizadores encontrarão alguns botões para ligar ou desligar os sete serviços, um botão Mais opções e outro botão Pergunte-me daqui a uma semana.

Tocar em Mais opções permite-lhe escolher individualmente os produtos que pretende ligar/desligar com uma caixa de verificação junto a cada serviço.

Assim as opções básicas, como selecionar tudo, também estão presentes. Se ainda não tiver a certeza sobre o processo nesta altura, a Google dá-lhe uma saída fácil com um terceiro botão Pergunte-me daqui a uma semana.

É bastante evidente que a Google não está muito interessada nestas alterações, com a empresa a afirmar que algumas delas podem limitar as escolhas das empresas e das pessoas em toda a Europa

Para além da Alphabet, empresa-mãe da Google, empresas como a Amazon, a Apple, a ByteDance, a Meta e a Microsoft foram designadas como guardiãs pelos reguladores da UE. Estas empresas terão de fazer determinadas alterações às suas operações, tal como a Google está a fazer agora, para cumprir a Lei dos Mercados Digitais.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também