Foi uma grande semana para a Google devido à conferência para programadores I/O. No entanto, os utilizadores também têm muito a ganhar com estas novidades. Não só com o ecossistema de apps da Google, mas também com as muitas ferramentas e sobretudo com uma novidade ao nÃvel da privacidade. De facto, uma delas é que a Google vai proteger melhor o histórico de atividade de cada um e por isso tem mesmo de ativar esta novidade. Assim se alguém conseguir aceder à sua conta, vai-se deparar com mais uma barreira. Tem de introduzir uma password extra.
Google tem uma novidade que tem mesmo de ativar agora!
O site 9to5Google foi o primeiro a descobrir esta função opcional na página de Atividade. Quando ativada, o Google vai solicitar aos utilizadores que introduzam uma password para se ver o histórico total de utilização. Isto também pode ser muito útil quando se utilizam dispositivos partilhados. Ou seja, um computador que serve para toda a famÃlia.
Agora quando navegar para a página da minha atividade vai ver uma nova opção para ativar a verificação. Quando der um clique nela, surge uma caixa que permite aos utilizadores ativarem a verificação extra.
Considerando os ataques que não param de aumentar, é mesmo boa ideia ativar-se esta função como refere o XDA.
A Google anunciou que vai ativar em breve a autenticação de dois fatores, por defeito, em algumas contas. Como não é de estranhar o objectivo é garantir a segurança online dos utilizadores, mesmo aqueles que têm uma palavra-passe que consideram segura.
Google vai obrigar à autenticação de dois fatores! Veja como
De facto e quando se ouviu falar desta novidade pela primeira vez, as pessoas pensavam que seria apenas nas contas que a Google achasse estarem mal protegidas. Mas afinal, este não será um fator de selecção. Assim, pode ter a conta com a password mais segura do mundo e ainda assim poderá ver implementada a autenticação de dois fatores.
A Google afirma e muito bem que esta autenticação é a melhor forma de protegermos as nossas contas. Mesmo que a nossa password nunca tenha estado envolvida numa fuga de dados. Entretanto, uma segunda forma de verificação, quer seja por uma app ou SMS dá aos utilizadores a oportunidade de confirmarem se são eles que estão realmente a tentar entrar. A propósito disto, se utiliza a autenticação de dois fatores, talvez seja boa ideia usar uma app de autenticação. É que as SMS podem ser interceptadas.
Entretanto também é boa ideia utilizar um gestor de passwords para criar palavras-passe únicas. Afinal de contas, tudo o que nos possa ajudar a proteger é bem-vindo!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!